Anúncios

Você tem ideia quais as funções de um agente de uma agência de viagens e turismo? Como você já deve saber, um agente de uma agência de viagens e turismo é o responsável pela realização do sonho de viajar de seus clientes, pois é ele que realiza a comercialização de turismo nacional e também internacional. Caso esteja pensando em ingressar na carreira de agente de viagens, não deixe de conferir algumas informações que poderão ajudar você.

 

Conteúdo

Passagens aéreas relâmpago da LATAM só hoje.
Acessar agora➝
Promoções Relâmpago para todo o Brasil.
a partir de 129,90➝
Passagens aéreas em promoção voe gol a partir de 99,90.
Ver disponibilidade➝

Funções de um agente de agência de viagens e turismo 

 

Seja em agências de turismo ou de forma autônoma, o agente de uma agência de viagens e turismo são os profissionais que montam e também vendem os pacotes de produtos e serviços turísticos. No dia a dia, são os agentes que são  os responsáveis pela contratação, pelo agendamento e também por reservar os produtos e os serviços turísticos, como as passagens aéreas ou rodoviárias, os hotéis, alimentação, entre outros serviços importantes. 

 

São eles que também cuidam da questão de todas suas documentações, do visto, como também da moeda e câmbio, caso venham ser necessários para a viagem em questão. Já os trabalhos autônomos os agentes possuem uma autonomia para montar os seus próprios pacotes de viagens.

 

E, além de trabalhar em agências de viagens e turismo, você e quem possui  graduação em turismo também pode atuar em empresas de eventos, nos centros gastronômicos, em companhias aéreas, entre outros. E certamente as pessoas diferentes possuem gostos variados e manter o equilíbrio de todos eles é o que faz um agente de viagens. 

Pois, ele age como um intermediário, colocando as atrações que agradem a todos, ajudando assim a evitar desentendimento do grupo, com relação aos roteiros. Eles também têm como função: 

 

  • O agente de agências de viagens e turismo tem como função, orientar o que deve ser realizado com relação aos documentos 

 

Essa parte burocrática de uma viagem não é nada divertida, mas, mesmo assim ela não deixa de ser fundamental. Tão importante que caso você esqueça apenas um documento simples, poderá, por exemplo: até mesmo não conseguir entrar em um país de destino. E, por isso, o agente de turismo é especialista quando se trata de definir quais são as documentações que são necessárias. Então como a função do agente é checar e organizar o seu checklist de documentos, ações e vacinas, a chance de você errar quase não existe. 

 

  • Função de mostrar os caminhos 

Como às vezes é necessário tomar algumas providências antes de embarcar, é fundamental contar com a experiência do agente de viagens. Pois, detalhes que são importantes como: a segurança do local, quais os costumes, quais as regras de vestimentas e entre outras providências, que muita das vezes passa despercebidas são alguns dos caminhos. 

 

O agente também pode dar orientações a você com relação à moeda a qual é utilizada no local onde será o seu destino e como transportar dinheiro para fora do país em segurança, bem como durante as suas viagens. O agente ainda  pode indicar o que levar ou não na sua mala, qual tipo de roupa para o clima, quais os sapatos que são recomendados e muito mais recomendações de um agente experiente. 

 

  • Função de encontrar e reservar o hotel que seja ideal para você 

 

Cada viajante possui as suas preferências, principalmente se tratando de lugar para dormir, pois, alguns preferem, por exemplo: um lugar mais em conta, para poder manter o foco nos gastos em passeios e em compras que desejam fazer. Já outros viajantes gostam de ter mais conforto e facilidade de acesso e outras vantagens. 

E com isso faz com que um agente de agências de viagens e turismo tenha um papel importante, pois ele pode aliar os seus desejos ao seu orçamento. Além disso, ele tem diversas parcerias de longo prazo, podendo dar a você tratamento VIP a taxa comum.

 

  • Fazer reservas dos passeios que sejam mais adequados para você 

 

A viagem perfeita tem que ter passeios incríveis e para isso um agente de uma agência de viagens e turismo é importante, porque ele pode reservar os melhores lugares para você. O agente de uma agência de viagens e turismo ajuda você na escolha e também deixa tudo mais fácil para você que deseja viajar. 

Embora o agente de viagens e o operador turístico estejam envolvidos em poder proporcionar aos turistas férias relaxantes, há diferenças de funções entre o agente de viagens e o operador turístico. O agente de viagens, por exemplo, é como um garçom de um restaurante, pois, é ele que dá as boas-vindas aos hóspedes e anota os pedidos que são preparados pelo operador turístico.

 

Um agente de viagens também possui muitos pacotes de férias e é ele que também sugere e recomenda os planos de viagem para os seus clientes com base em seus orçamentos e outros requisitos.  

 

Um operador turístico sua responsabilidade é cuidar dos detalhes mais sutis de uma viagem, como: hotel, refeições, acomodação, transporte, entre outros. É ele que também assume a maior parte das responsabilidades, a sua taxa, por exemplo, é muito maior do que a de um agente de viagens.

 

Entretanto a realização das alterações, quando é necessário, é fundamental ter tranquilidade seja em uma viagem de férias da mesma na viagem de trabalho, isso quer dizer que você não precisa perder horas de diversão e descanso para fazer as alterações que muita das vezes são necessárias, porque esse certamente é um grande diferencial, o que faz um agente de viagens ser fundamental. 

 

Ou seja, ele será a garantia de mais tranquilidade, tempo, segurança além de praticidade em suas viagens.  E como você pôde conferir um agente de uma agência de viagens e turismo é ele que é o responsável pela realização do sonho de viajar das pessoas, é ele que também  realiza a comercialização de turismo nacional e também do turismo internacional. Ele também é o responsável pela realização das alterações, quando é necessário, pois, é fundamental para você viajar com tranquilidade.

 

Para saber mais informações sobre viagens e turismo, confira aqui no nosso blog!


Conclusão

Os agentes de agência de viagens e turismo desempenham diversas funções para garantir que os clientes tenham uma experiência de viagem agradável e livre de estresse. Eles são responsáveis por montar e vender pacotes turísticos, cuidar da documentação necessária, orientar sobre o local de destino e costumes, indicar o hotel ideal para o cliente, fazer reservas para os melhores passeios e muito mais. Além disso, os agentes de viagens podem trabalhar em outras áreas do setor de turismo e eventos. Em resumo, esses profissionais têm um papel fundamental em ajudar as pessoas a realizar o sonho de viajar e proporcionar uma experiência de viagem inesquecível.

You May Also Like

Melhor destino para uma viagem solo pelo Brasil

Anúncios Não faltam é lugares para uma viagem que pode ser feita…

As melhores viagens para passear de barco pelo Brasil

Anúncios O aluguel de um barco para uma viagem pelo Brasil é…

O impacto que o turismo sofrerá em 2020

Anúncios Com o impacto dessa pandemia do COVID-19, o turismo será e…