Anúncios

Podemos afirmar que a Amazônia concentra mais da metade que é a das florestas tropicais do nosso planeta terra e ainda por reservar muitas riquezas que são as naturais. É também um dos maiores patrimônios brasileiros, com um turismo que é para se encantar, com uma espetacular biodiversidade e por representar uma grande reserva que é a de recursos que são os naturais.

A Amazônia fica ao norte de nosso país, numa área que é de mais de 7 milhões de Km² e em 7 estados que são do Brasil, que alcança nove países que são da América do Sul, numa região que é recoberta pela Floresta Tropical Amazônica, formada pela bacia do Amazonas, que possui mais de 1000 afluentes e também representa pelo menos 20% dos recursos hídricos no planeta. 

Passagens aéreas relâmpago da LATAM só hoje.
Acessar agora➝
Promoções Relâmpago para todo o Brasil.
a partir de 129,90➝
Passagens aéreas em promoção voe gol a partir de 99,90.
Ver disponibilidade➝

Por causa de toda a sua enorme biodiversidade, encontrada na Amazônia, ela representa uma grande reserva de recursos naturais, que são vegetais, minerais e animais. Contudo, ela é uma grande influenciadora direta no equilíbrio que é o climático da Terra. Há grandes áreas de florestas nessa região, apresentando cerrados, campos rupestres, campinas, matas secas, igapós, manguezais e ilhas.

E não para por ai, os turistas também poderão encontrar por lá praias que são fluviais de areia branca, cachoeiras e uma rica flora e fauna, com cerca de mais de 30 mil espécies de plantas e 30 milhões de espécies de animais, além dos cientistas afirmarem que há muitas espécies de plantas, aves e de insetos, que ainda não foram catalogados. A Amazônia é tida como um dos mais ricos ecossistemas.

Arquipélago Anavilhanas – Amazônia

O que saber mais para visitar a Amazônia

Na Amazônia, há o maior rio do mundo, que é o Rio Amazonas, mas que ele representa 17% de toda a água que é a líquida do nosso planeta, com 40 e 60m de profundidade, com esse rio nascendo na Cordilheira dos Andes, no Peru e num total que são de mais de 7000 km de extensão. Alguns de seus afluentes são os Rios Negro, Tapajós, Xingu, Madeira e o Rio Jari.

Entretanto, a Bacia Amazônica é considerada como uma região que é bem plana, mas que também abriga o maior Pico do Brasil, que é o de nome Pico da Neblina, que tem 3014m. Quem pretende visitar a Amazônia, deve saber que há duas estações, uma é a época da cheia e a outra é a época da seca. O primeiro período geralmente vai de abril até julho e o segundo período é entre outubro até dezembro.

Rio Amazonas

 

Quando os rios ficam mais baixos, o viajante poderá observar mais as praias que são denominadas como fluviais e até algumas cachoeiras. No entanto, de janeiro até março há uma maior incidência de chuvas, por ser um período que é de transição entre á época da cheia e da seca. A Amazônia é um destino turístico no Brasil, muito conhecido internacionalmente e deve ser visitada pelos brasileiros, a partir de muitos pacotes destinados e que podem ser montados os roteiros nessa viagem.    

Programas imperdíveis na Amazônia

Na Amazônia há diversas opções que são de pacotes e com a possibilidade de serem montados roteiros, que podem ser personalizados e de acordo com todos os desejos que são de um turista, na maior floresta do mundo e com uma grande concentração que é de água doce, além de ser considerada contendo a maior biodiversidade que é a do planeta. Há muitos programas que o viajante não pode perder. 

Amazônia

No turismo pela Amazônia, o viajante poderá nadar com os botos-cor-de-rosa ou até tocar nesses bichinhos, que é típico nessa região e cercado por muitos mitos ou lendas. São animais que são bem dóceis, vivem livres em água que são mornas e escuras do Rio Negro ou que podem ser vistos por meio de um tour, numa atividade pelos instrutores que é a de chamar esses animais, por meio de peixes usados como iscas.

Suba em uma árvore, num cenário que pode ser bem radical e muito fascinante, para ter uma visão que é privilegiada e numa árvore de 35m de altura. É possível escalar árvores em Samaúma, Amapazeiro, Angelim, Presidente Figueiredo e a Reserva de Tupé. Os visitantes serão acompanhados por condutores e com toda a segurança, em roteiros por outros diferentes pontos, que estão nessa localidade.

Testemunhe o Encontro das Águas, que é um lendário fenômeno hidrológico que é de confluência entre os rios Negro e o Solimões. Observe de longe, o Mirante do Embratel, que fica no Bairro Colônia Antônio Aleixo, que fica na zona leste da capital. O viajante só não poderá mergulhar nessas águas e por elas serem profundas e perigosas, mas é possível incluir visitas às comunidades que são as ribeirinhas.

Desbrave a Selva Amazônica e desde que, seja contratada uma operadora que seja autorizada e experiente, para contar com um guia que pode lhe reservar os melhores lugares, para serem visitados na selva, incluindo ver pássaros, macacos ou outros animais. Á noite, esse passeio também pode ser feito, para que sejam avistadas as criaturas que são as noturnas, mas que só podem ser vistas nesse período. 

Pico da Neblina

O que mais visitar em um turismo na Amazônia 

Visite o Arquipélago de Anavilhanas, que fica nos municípios de Manaus e de Novo Airão, reunindo aproximadamente 400 ilhas que são de água doce, que são cobertas por uma floresta que é virgem e com muitos ecossistemas, incluindo igapés, canais, lagos e muitas árvores que são exuberantes, bem como, uma fauna que é rica com garças, araras, bacuraus, jacarés, macacos, botos e muitas espécies de peixes.

Vá até o seu Museu do Seringal, que é uma verdadeira aula viva, que é de fundamental importância para a história do norte do Brasil. No Museu do Seringal, o Ciclo da Borracha é bem ilustrado e com muita perfeição, tendo a sua inauguração no ano de 2002. O seu acervo é formado por móveis e utensílios que ilustram a riqueza dos seringais e quando a borracha estava em alta. Faça um turismo até a Amazônia.

 

Conclusão

A Amazônia é um dos maiores patrimônios brasileiros e representa uma grande reserva de recursos naturais que são vegetais, minerais e animais. Com mais de 7 milhões de Km², a região é recoberta pela Floresta Tropical Amazônica, que é formada pela bacia do Amazonas, que possui mais de 1000 afluentes e representa pelo menos 20% dos recursos hídricos no planeta.

A Amazônia é uma região de espetacular biodiversidade, que abriga cerca de 30 mil espécies de plantas e 30 milhões de espécies de animais, além de muitas espécies de plantas, aves e insetos que ainda não foram catalogados. A região também é um destino turístico no Brasil, muito conhecido internacionalmente, com opções de pacotes turísticos personalizados de acordo com os desejos do viajante.

Ao visitar a Amazônia, o turista poderá nadar com os botos-cor-de-rosa, animais típicos da região que são dóceis e vivem livres em água morna e escura do Rio Negro. Além disso, é possível escalar árvores em Samaúma, Amapazeiro, Angelim, Presidente Figueiredo e a Reserva de Tupé, com toda a segurança e acompanhamento dos condutores locais.

A Amazônia é também uma grande influenciadora direta no equilíbrio climático da Terra. Com grandes áreas de florestas, apresentando cerrados, campos rupestres, campinas, matas secas, igapós, manguezais e ilhas, a região é responsável pela produção de oxigênio e pela absorção de dióxido de carbono, além de ser a casa de milhares de espécies animais e vegetais.

Quem pretende visitar a Amazônia deve estar ciente das duas estações que ocorrem na região, a época da cheia e a época da seca. Durante a cheia, que geralmente vai de abril até julho, os rios ficam mais cheios e é possível observar as praias fluviais e algumas cachoeiras. Já na época da seca, entre outubro e dezembro, os rios ficam mais baixos, permitindo uma melhor observação da fauna e flora locais.

A Amazônia é um dos maiores patrimônios do Brasil e do mundo, e deve ser visitada não só pelos turistas internacionais, mas também pelos brasileiros. A região é uma fonte inesgotável de conhecimento e riquezas naturais, e precisa ser preservada e protegida para as futuras gerações. A visita à Amazônia é uma oportunidade única de experimentar a natureza em sua forma mais pura e exuberante, além de aprender sobre a importância da conservação do meio ambiente.

Saiba mais aqui 

You May Also Like

Lugares mais baratos para ir com crianças

Anúncios Sabemos que uma das melhores viagens que podemos ter, envolve a…

Os destinos de viagens mais procurados em 2023

Anúncios Para uma viagem em época de pandemia, há destinos que são…

Melhores pontos turísticos para uma viagem até San Blas

Anúncios San Blas é uma ilha paradisíaca. Um cenário que é surreal,…