Anúncios

Você sabia que é possível ver neve ou geada pelo Brasil? Vamos lhe mostrar detalhes sobre esse tipo de turismo, que é um fenômeno meteorológico, que pode ser visto nos estados do Sul de nosso país e que somente são possíveis de serem vistos no período que é o mais frio do inverno. É uma saga para presenciar a neve ou a geada.

Logo que, os meteorologistas fazem estimativas em relação às previsões que são as mais baixas temperaturas, começa a possibilidade do fenômeno acontecer, com a chance de alguns viajantes iniciarem o seu planejamento para essa viagem. A neve nasce da sublimação do vapor em altitudes que são as mais elevadas. 

Passagens aéreas relâmpago da LATAM só hoje.
Acessar agora➝
Promoções Relâmpago para todo o Brasil.
a partir de 129,90➝
Passagens aéreas em promoção voe gol a partir de 99,90.
Ver disponibilidade➝

Por outro lado, a geada se manifesta muito mais próxima ao chão. Quando a possibilidade de ser ver a neve ou a geada é divulgada, o turismo aumenta, com as vagas para os hotéis e as passagens que são de ônibus se esgotando, para que sejam reservadas as vagas para ver esse fenômeno climático, que é muito esperado pelos viajantes ou pelos moradores dessa região.

O turismo em nosso país é mundialmente conhecido pelos seus destinos que são os tropicais, pelas suas praias, o seu carnaval e o seu calor. Contudo, há uma grande lista de cidades que são propicias para se ver a neve ou a geada, em destinos brasileiros, que podem registrar um frio que é intenso e com geadas que são constantes, com um grande acúmulo de neve.

Para que os flocos de neve aconteçam é necessário que as nuvens possam estar úmidas e que a temperatura da atmosfera ou do solo esteja em torno de zero grau ou até um pouco menos. A trajetória percorrida pelo vapor d´água que sobe até as nuvens, para formar os cristais de neve, no caminho de volta, com os flocos já formados, deve estar congelada, para não virar uma chuva.

As precipitações no Brasil  

Uma precipitação é a água proveniente do vapor de água que é da atmosfera e que fica depositado numa superfície que é a terrestre, sob qualquer forma e que pode ser uma chuva, granizo, neblina, neve orvalho ou geada. No nosso caso, vamos nos concentrar em mostrar os locais com a neve e a geada, que acontece e que são tão comuns no Brasil.

Todas as condições que são as necessárias, para ocorrer à neve no Brasil, acontecem raramente e não são tão comuns no Brasil. Essas condições acontecem em regiões que são as serranas e mais nos estados que são do Paraná, Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul e também em Santa Catarina.

Essas localidades citadas acima são com altitudes acima de 1250m, com algumas cidades que são de Santa Catarina ou do Rio Grande do Sul, podendo registrar neve e com muito mais frequência, por causa da influência que é a das massas polares. O que pouca gente sabe é que é possível ver esse fenômeno e sem sair de nosso país.

No mês de julho a tendência desse fenômeno de acontecer ainda é maior. Climatologicamente é possível nevar no Brasil. Isso acontece em todos os anos e apresenta uma relativa frequência a ocorrência de neve ou de geada no Brasil. Nos locais em que o clima é mais frio, as frentes frias chegam com certa facilidade e numa topografia que é a mais montanhosa.

A mais forte precipitação de neve que aconteceu no Brasil e que foi registrada foi em Vacaria, no Rio Grande do Sul e no ano de 1879, com a neve acumulando em cerca de dois metros. Nesse porte, elas somente foram registradas em países como Canadá e Rússia, já que são extremamente raras em nosso país.

 

Confira os melhores lugares para curtir esse fenômeno no Brasil 

Em Minas Gerais, o destino turístico para ver a neve no Brasil é em Itamonte, ficando ao sul e que pode ser vista no Parque Nacional do Itatiaia, que é uma extensão da Serra da Mantiqueira, que é uma linda região, com montanhas, cachoeiras ou animais silvestres. É um destino muito procurado pelos montanhistas e em pontos famosos como o Maciço das Prateleiras.

Um famoso destino de inverno é em Campos do Jordão, com os turistas podendo encontrar restaurantes que são os mais requintados, cervejaria que é bem badalada e festival de música. É uma região que encabeça um dos extremos no Brasil e além de ser a mais alta de nosso país, com 1.628m de altitude, o que pode explicar as suas baixas temperaturas.

Gramado, no Rio Grande do Sul é considerado como a primeira cidade no Brasil, quando nos referimos a destinos de inverno, de frio, de geada ou de neve, por possuir uma rica cultura e paisagem, que mais se parecem com os cenários que são de filmes, além dos viajantes encontrarem uma bonita arquitetura, uma gastronomia que é incrível e com atrações para todos os gostos. 

Uma das cidades que é considerada como a mais fria do Brasil é em São Joaquim, em Santa Catarina, que costuma registrar as temperaturas mais negativas e de neve no inverno, nos seus 1354m de altitude, que facilitam e muito todo esse processo, para que aconteça esse fenômeno meteorológico, com os termômetros marcando menos de 10ºC, num destino que é com uma exuberante natureza. 

Ainda em Santa Catarina, outro destino frio é em Urupema, que é uma pequena e bonita cidade do interior. É repleto de montanhas e de lindos mirantes. É um destino considerado como obrigatório, para as pessoas que sonham em ver neve ou as paisagens que são as mais congeladas. Nessa viagem também são oferecidas uma rota de cachoeiras e muitas trilhas pela natureza.

Em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, o destino é para quem curte um frio e com muitas vinícolas, com temperaturas que são negativas nos termômetros, com altas possibilidades de se ver a neve nessa região do Sul. Faça o seu planejamento para uma viagem, para ver esse fenômeno climático e o melhor de tudo que é sem sair do Brasil. 

 

Conclusão

O artigo apresenta a possibilidade de se ver neve ou geada em alguns estados brasileiros, principalmente na região Sul do país. A neve é um fenômeno raro no Brasil e ocorre em regiões com altitudes acima de 1250 metros, principalmente nos estados de Paraná, Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A geada é mais comum e ocorre principalmente em locais mais próximos ao solo.

Quando ocorrem as previsões das temperaturas mais baixas, a possibilidade de se ver a neve ou geada aumenta e o turismo para essas regiões cresce. Em alguns locais, como em Campos do Jordão e Gramado, são oferecidos diversos atrativos para os turistas, como restaurantes requintados, cervejarias, festivais de música e belas paisagens naturais.

A região de Itamonte, em Minas Gerais, é um dos destinos turísticos para quem deseja ver neve no Brasil, e é conhecida pelo Parque Nacional do Itatiaia, que é uma extensão da Serra da Mantiqueira. Já Gramado é considerada a primeira cidade do Brasil a investir em turismo de inverno e se destaca pelas suas festas natalinas, o famoso Festival de Cinema de Gramado e a decoração temática do Natal Luz.

Porém, é importante lembrar que as condições necessárias para a ocorrência de neve no Brasil são raras e ocorrem em algumas épocas do ano, principalmente no mês de julho. Mesmo assim, é possível vivenciar um clima frio e ver a geada, que é mais comum em algumas regiões.

Em resumo, apesar de o turismo no Brasil ser mais conhecido pelos seus destinos tropicais e pelas suas praias, há diversas cidades que oferecem a possibilidade de se ver neve ou geada e viver experiências únicas em um clima frio e agradável. Esses destinos são uma opção para quem quer fugir do calor e conhecer outras facetas do turismo brasileiro.

Saiba mais aqui 

You May Also Like

Projetos de viagens internacionais para serem concretizados em 2023

Anúncios Para quem já está se programando para realizar uma viagem para…

Turismo em Montevidéu

Anúncios Montevidéu vem se fixando como um local que é sinônimo de…

Viagens e turismo no Brasil

Anúncios Não faltam destinos no Brasil! Nosso país tem uma diversidade maravilhosa,…