Anúncios

O Salar de Uyuni é conhecido como o maior deserto de sal do mundo e está localizado no sudoeste boliviano, próximo às cidades de Uyuni e Potosí. O deserto conta com 12.000 quilômetros de extensão e está a uma altitude de 3600 m acima do nível do mar.

 

Só a formação do local já é maravilhosa, afinal de contas a planície de sal se formou em um processo bastante lento, sendo os resquícios de lagos que existiam nessa região e conforme a água foi evaporando, o resultado final se tornou o deserto que pode ser visitado, nos dias de hoje.

Passagens aéreas relâmpago da LATAM só hoje.
Acessar agora➝
Promoções Relâmpago para todo o Brasil.
a partir de 129,90➝
Passagens aéreas em promoção voe gol a partir de 99,90.
Ver disponibilidade➝

 

A sua paisagem é uma das coisas mais encantadoras que podem ser vistas, é uma imensidão branca até onde a vista consegue alcançar. Por sinal o branco do chão é tão forte que é preciso utilizar de uns óculos escuros para conseguir enxergar.

 

Durante praticamente o ano todo não cai uma gota de chuva, porém no verão que é o período chuvoso é possível que você tenha sorte de encontra-lo alagado. Por sinal se você for o sortudo da vez, prepare-se para admirar um espetáculo dos mais inesquecíveis.

 

Uma vez alagado, o deserto se torna um espelho, o qual reflete o céu, as nuvens e durante a noite as estrelas.

O que o Salar de Uyuni entrega para os seus visitantes?

É muito difícil descrever o que é possível ver na região, já que as paisagens são tão maravilhosas que fica difícil até de acreditar que elas existem. O bem da verdade é que quando você foi visitar o Salar de Uyuni, geralmente são feitas diversas paradas, sendo que apenas uma delas é o Salar propriamente dito.

 

Alias, esse é considerado um dos mais famosos roteiros turísticos da Bolívia e de toda a América do Sul. O trajeto como um todo tem duração de até 4 dias, onde o viajante se locomove da cidade de Uyuni, na Bolívia, até a cidade de San Pedro de Atacama, localizado no norte do Chile, sendo que durante o trajeto o viajante passa por diversos locais.

 

Esse trajeto de 500 quilômetros entre as cidades de Uyuni e San Pedro de Atacama, entrega para os viajantes uma gama de paisagens bastante distintas, porém completamente surpreendentes. Durante o roteiro o turista irá passar por lagos de águas cristalinas, gêiseres em pleno funcionamento e enormes lagoas com águas avermelhadas, além de conseguir enxergar montanhas, vulcões, diversas esculturas de pedra escupidas pelo vento, animais selvagens e cenários paradisíacos que remente um oásis.

 

Existem uma grande quantidade de agencias turísticas que oferecem o passeio do Salar de Uyuni, sendo que o viajante pode escolher realizar começando do Chile ou da Bolívia, indo de acordo com que o turista achar mais interessante. O passeio é geralmente realizado por carros com tração e compartilhados com várias pessoas, sendo que o limite é de seis viajantes e mais o motorista.

 

Durante essa longa viagem, o motorista, emprega as funções de condutor do veículo, cozinheiro, guia, mecânico e qualquer outra necessidade que seja exigida.

 

Como é o passeio?

O passeio é uma das coisas mais maravilhosas que existem, já que os cenários são impressionantes e lindos. Entretanto ele pode apresentar também alguns fatores que podem ser considerados negativos por algumas pessoas. Ele é definitivamente um passeio bastante cansativo, já que você ficará em acomodações bastante simples e que nem sempre são confortáveis e bem higienizadas.

 

Além disso, a comida pode ser bastante insatisfatória, além de ter que ficar em quartos compartilhados com outras pessoas. Além disso, a chance de ter um banho quente é bem baixa, e pode ser considerado um artigo de luxo.

 

Entretanto o charme do passeio também é ter alguns perrengues e emoções, já que tudo isso é eclipsado pela beleza do local e por suas paisagens estonteantes. Definitivamente um dos locais mais surpreendentes do mundo.

 

Quando visitar o Salar de Uyuni?

Para aqueles que querem visitar o Salar de Uyuni, fiquem sabendo que qualquer momento do ano é propicio para a visita. Não existe necessariamente um período que pode ser considerado melhor ou pior, depende apenas do seu gosto.

Na verdade, o que acontece no local é que o verão e o inverno fazem com que as sensações sejam diferentes, principalmente quando falamos da temperatura e da paisagem que pode ser vista ao longo do trajeto.

 

É preciso lembrar também que o passeio por essa localidade é feita em altitudes superiores a 4000 metros, o que significa que mesmo no auge do verão é possível que você sinta um pouco do frio, principalmente no começo do dia e durante a noite.

 

Já no inverno as temperaturas são bem rigorosas, se comparado com o verão, que apresenta alguns momentos de calor durante o dia. Só para ilustrar, na cidade de Uyuni que dá o nome ao Salar, a temperatura média anual é de -6ºC – durante o inverno as temperaturas ficam em torno de -12ºC e no verão aproximadamente 1ºC.

 

Se for pensar bem essas temperaturas podem ser um pouco assustadoras, porém lembre-se sempre de viajar com roupas de frio que protejam contra o vento. AS temperaturas mais extremas só são sentidas quando o sol não está presente, já durante o dia as temperaturas são bem confortáveis, sendo possível até ir tirando algumas peças.

 

Falando exclusivamente do inverno, é considerada a estação bem seca e muito mais fria, porém é possível enxergar as montanhas e vulcões cobertos de neve. Além disso, como o local está extremamente seco é possível ver algumas figuras geométricas que se formam no sal.

 

Como foi mencionado durante o verão acontece o período de chuvas e o frio não é tão agressivo. Além disso ir até o Salar durante esse período pode fazer com que você o encontre alagado, ou seja, o deserto fica coberto por uma camada de água, fazendo com que o ambiente se pareça com um espelho que reflete o céu.

 

É importante mencionar que dependendo da quantidade de água que está no salar, a sua rota de passeio pode ser alterada, já que em alguns lugares a passagem do veículo fica impossibilitada.

 

Dessa forma, o mais recomendado é mesmo viajar após o período de chuvas, ou seja, mais próximo do fim do verão. Basicamente, neve, gelo e chuva podem exigir uma alteração na sua rota, justamente para proporcionar toda segurança aos viajantes.

Saiba mais sobre isso 

You May Also Like

Os melhores destinos de viagens pelo nordeste

Anúncios Os melhores destinos no nordeste, são destinados também para as férias…

Viagens nacionais e de carro estão com força total

Anúncios Uma mudança de comportamento está sendo refletida nas viagens. Com o…

Dicas para escolher um resort no Caribe

Anúncios Um dos destinos mais procurados em todo o mundo e que…