Anúncios

Conhece as diferenças entre viagens e turismo? Será que turistas é a mesma coisa que viajantes? Será que a forma como cada um faz o planejamento da sua viagem é mesma? Quais serão os destinos que ambos escolhem? Quais as formas que eles aproveitam as cidades de destino? Todas essas perguntas podem ajudar a você a ver a diferença entre viajantes e turistas.

Se você tem essa dúvida, procure fazer um teste para assim descobrir se você é mais turista ou um viajante. E, além disso, você poderá ainda conferir algumas diferenças entre esses dois tipos de pessoas que gostam de viajar, mas, que costumam se relacionar de maneiras de diferentes e com a sua experiência longe das suas casas.

Conteúdo

Passagens aéreas relâmpago da LATAM só hoje.
Acessar agora➝
Promoções Relâmpago para todo o Brasil.
a partir de 129,90➝
Passagens aéreas em promoção voe gol a partir de 99,90.
Ver disponibilidade➝

Confira as diferenças de viagens e turismo

 

Diferença de viagens e turismo na hora das fotos

Cada um deles tem suas preferências, pois, enquanto o turista tem a mania de sair mostrando aonde foi fazendo seus registros fotográficos nos quais ele mesmo é o grande protagonista, já o viajante busca fazer os registros fotográficos mantendo o foco nas coisas que vivencia em uma viagem. E, assim enquanto o turista abusa nas suas selfies, o viajante acaba por trazer para casa mais fotos dos lugares os quais ele passa do que de si mesmo, ou seja, o viajante faz registro através de fotos dos lugares e não dele mesmo.

 

Circulando pelas cidades

 

A diferença de viagens e turismo nesse quesito, é que o meio de transporte do turista normalmente será um táxi, um carro alugado, ou um uber, já o viajante prefere se aventurar, principalmente a pé ou de bicicleta ou até mesmo utilizando os transportes públicos.

No momento de fazer a hospedagem

 

No momento de fazer a hospedagem, o turista busca logo por um hotel para o qual possa retornar e também possa usufruir dos bons serviços que este tipo de hospedagem possa vir a oferecer. O viajante por sua vez prefere se hospedar na casa de algum amigo ou em hostels, ou seja, qualquer lugar é um bom lugar pra dormir.

 

Os destinos dentro da viagem

O turista ao planejar a sua viagem ele não abre mão de passas pelos principais pontos turísticos da região a qual irá viajar. Sendo por isso caso ele não visite todos os cartões postais do lugar, a sua viagem não aconteceu. O viajante deseja mais além de alguns pontos turísticos, pois, ele busca principalmente por experiências que fogem do convencional e podem dar um toque especial a viagem.

 

Formas de aproveitar os passeios

 

Bom, o turista normalmente possui o perfil de quem não está muito apto a realizar longas caminhadas e por isso não está disposto a passar longos períodos longe do hotel que ficar hospedado. E o viajante sai de casa sempre no pensamento nos vários locais para onde poderá ir, sempre disposto a caminhar e a aproveitar os passeios que realiza da forma mais intensa possível.

 

Dentro da estrada ou fora da estrada

 

De férias, você que é turista ainda se mantém na estrada e os seus destinos costumam não fugir muito para trilhas alternativas, algo que o viajante também preza muito. Assim, você que viaja por gosto acaba se aventurando mais nos ambientes poucos convencionais, sem priorizar necessariamente as vias que são mais tradicionais para chegar até lá.

Diferença de viagens e turismo para comprar ou para conhecer?

 

Outra característica que é típica de quem é turista é que as suas viagens costumam mais ter momentos de compras. Assim, não é raro que o turista planeje como destinos alguns locais conhecidos por oferecer produtos de consumo por preços que sejam bem mais acessíveis. E o viajante tem mais interesse em experiências que nem sempre são palpáveis ou podem ser compradas.

 

Preferência entre conforto ou experiência

 

Como já dito, o turista não abre mão de um bom hotel para poder passar a noite mais confortável. Diferentemente o viajante isso não é essencial, se tiver conforto, está ótimo, porém o seu foco de suas viagens é a experiência que as viagens podem proporcionar, por meio da cultura e outros ambientes. E, assim acampar sempre parece ser uma excelente pedida.

 

Locomoção de um lugar para outro

O turista acaba por utilizar meios de transportes convencionais quando o assunto é se deslocar de um lugar a outro durante uma viagem, de uma cidade para outra, por exemplo. O viajante por sua vez não hesita em apelas pelas caronas seja de pessoas conhecidas ou não. Até porque como tem pouca bagagem e está na estrada justamente para poder conhecer as pessoas e os lugares, esta experiência funciona como um ingrediente a mais em suas viagens.

Viagens dentro da viagem

 

O turista costuma ter um roteiro o qual contem a programação da sua viagem e nada pode tirar do foco desse cronograma. Já o viajante não tem destino certo e ele não precisa de muito para partir de um lugar para o outro, estando sempre à disposição para ter experiências inesperadas dentro de suas viagens.

 

 

Viajar sozinho ou em grupo

 

O turista não gosta de viajar sozinho, pois, acabam quase sempre realizando as suas viagens em um grupo de amigos o que também dificulta na hora de decidir quais serão os passeios a fazer para agradar a todos os seus amigos. E o viajante não se importa em colocar os seus pés na estrada sem a companhia de outra pessoa, na verdade ele até prefere viajar sozinho. E, assim tudo acontece conforme a sua vontade e ele pode aproveitar ainda mais todas as oportunidades que possa surgir pelo caminho.


Provavelmente você já tenha realizado viagens no estilo turista e outras no estilo viajante, e agora que viu algumas diferenças entre viagens e turismo o que importa mesmo é o jeito para aproveitar todos os seus passeios e voltar para casa cheia de histórias boas para contar para quem você gosta.

Para saber mais sobre viagens e turismo confira em outras matérias aqui no nosso blog!

 

Conclusão

Viajar é uma experiência única, porém, a forma como cada pessoa planeja e aproveita sua viagem pode ser bem diferente. As diferenças entre turistas e viajantes são claras e vão além das preferências em relação a hospedagem e locomoção. A escolha de destinos, o foco nas fotos e as formas de aproveitar os passeios também variam bastante.

O turista tem um perfil mais convencional, buscando pelos principais pontos turísticos e dando prioridade ao conforto em hospedagens de qualidade. Além disso, suas viagens costumam incluir momentos de compras e pouco tempo fora dos destinos turísticos mais populares.

Já o viajante é mais aventureiro e busca experiências diferentes, incluindo locais pouco convencionais, trilhas alternativas, e até mesmo a chance de conhecer pessoas e culturas novas. Hospedagens simples, como hostels ou a casa de amigos, e meios de transporte públicos ou até mesmo a pé ou de bicicleta, são preferidos por quem se considera um viajante.

Outra diferença entre os dois é em relação às fotos. Enquanto o turista costuma fotografar a si mesmo em destaque nos principais pontos turísticos, o viajante prefere registrar os locais que visitou e as experiências vividas.

É importante destacar que não há certo ou errado entre ser um turista ou um viajante. Cada um tem sua própria forma de aproveitar as viagens e seus benefícios. O importante é que a escolha seja feita de acordo com o estilo de vida e as preferências de cada um.

Em resumo, a diferença entre turistas e viajantes é grande, mas isso não significa que uma forma seja melhor que a outra. As preferências e expectativas pessoais devem ser levadas em conta no planejamento de uma viagem, seja para relaxar em um hotel luxuoso ou se aventurar por caminhos pouco convencionais. O mais importante é aproveitar ao máximo o tempo longe de casa e ter boas histórias para contar quando voltar.

You May Also Like

Passagens aéreas em promoção relâmpago da Voe Gol 2023

Anúncios A Voe Gol foi à primeira companhia aérea do Brasil, que…

A volta do turismo em Alagoas

Anúncios O setor hoteleiro e a Prefeitura de Alagoas voltam com a…

O que fazer em Holambra em 2 dias?

Anúncios Holambra é uma das cidades mais conhecidas do interior de São…