Anúncios

Um dos destinos mais belos do litoral Fluminense é a microrregião denominada “Região dos Lagos” e que está situada a 150 km ao norte do Estado do Rio de Janeiro. Essa região conta com 100 quilômetros de litoral, o que garante a presença de praias únicas e paisagens bastante selvagens para desbravar.

 

Portanto, para que você realize uma viagem bem sucedida para essa localidade é preciso lembrar que existem alguns fatores bem importantes: como é o caso de ir em um período com sol, afinal de contas, a cor do mar se altera em um dia ensolarado, ganhando contornos de um azul impressionante. Dessa forma, para que a sua estada pela região seja completa é preciso que você esteja bem atento à previsão do tempo.

Passagens aéreas relâmpago da LATAM só hoje.
Acessar agora➝
Promoções Relâmpago para todo o Brasil.
a partir de 129,90➝
Passagens aéreas em promoção voe gol a partir de 99,90.
Ver disponibilidade➝

 

Pensando nisso, esse artigo tem o intuito de trazer algumas dicas do que fazer quando estiver na Região dos Lagos, bem como explorar alguns locais diferenciados. Vamos conferir!

 

Fazer um passeio de Barco em Arraial do Cabo

Começando já com um passeio maravilhoso que é passear de Barco em Arraial do Cabo. Imaginem só um lugar com praias de águas translúcidas e areias branquinhas? Pois bem, essa localidade existe e é Arraial do Cabo, um dos destinos mais maravilhosos da Região dos Lagos e, também, do Brasil.

 

Entretanto nenhuma viagem para a localidade estará completa sem o passeio de barco. Acredite se quiser, essa é uma das atividades mais maravilhosas para se fazer na Região dos Lagos, já que todas as praias são maravilhosas.

 

Mas dentre todas, tem uma praia que se destaca, principalmente pela sua exclusividade e preservação, que é a Praia da Ilha do Farol – que foi eleita uma das 10 melhores praias brasileiras e, portanto, é uma atração imperdível, sendo que seu acesso só é feito pelo mar.

 

Para chegar na Ilha é preciso contratar um passeio de barco, que apresenta saídas diárias da Praia dos Anjos – praia central de Arraial do Cabo – que duram aproximadamente de 3 a 4 horas, sendo que durante o roteiro é possível visitar a Gruta Azul, Fenda de Nossa Senhora do Pontal, Gruta do Amor, Cratera do Meteorito, a Ilha do Farol propriamente dita, Pedra do Macaco, Pontal do Atalaia (Prainhas) e a famosa Praia do Forno. Definitivamente um passeio incrível e maravilhoso.

 

Passar um momento romântico na Enseada das Graças

Para as pessoas que estão procurando um lugar sossegado, tranquilo e romântico para passar alguns momentos agradáveis na Região dos Lagos, o seu destino é conhecer a Pousada Enseada das Garças, que fica localizada na cidade de São Pedro da Aldeia.

Devido a sua localização privilegiada, a Enseada das Garças faz parte do que se convencionou chamar: Roteiros de Charme no Brasil – sendo que em 2016 ela recebeu o certificado de excelência do TripAdvisor.

 

A localidade conta com bangalôs extremamente luxuosos e confortáveis, que oferecem um dos visuais mais lindos da lagoa. A pousada é considerada um dos grandes convites ao ócio sendo que você fica em um local extremamente maravilhoso.

 

Visitar e conhecer a tranquilidade da Praia da Foca – Búzios

Um outro excelente passeio para aquelas pessoas que estão querendo conhecer a Região dos Lagos, definitivamente precisa visitar a Praia da Foca, a qual é uma das praias mais lindas e tranquilas de Búzios.

 

É preciso dizer que Armação de Búzios é um dos lugares mais visitados na Região dos Lagos. Quando chega os meses de férias escolares ou feriados prolongados, a busca por uma praia tranquila se torna uma verdadeira aventura.

 

Entretanto a Praia da Foca, apesar de pequena, se mantém bastante sossegada, mesmo no auge da alta temporada. Essa praia localizada próxima a Praia do Forno, não conta com o apoio de bares ou restaurantes e por esse motivo aqueles que desejarem passar bons momentos no local precisam levar alguns comes e bebes – sem esquecer de recolher o seu lixo depois. Nos demais dias é possível conhecer as outras praias de Búzios que são muito mais agitadas.

 

Conhecer o Centro Histórico de Cabo Frio

É preciso dizer que a Região dos Lagos é muito mais do que só praias maravilhosas. Quando falamos de Cabo Frio – que é considerada a cidade economicamente mais importante da região – encontramos o Bairro da Passagem, que está situado na margem direita do canal de Itajuru.

 

Esse bairro é uma volta para o passado, já que é possível encontrar casarões centenários e que são tombados pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac). Dessa forma o Bairro da Passagem é, sem dúvida nenhuma, um dos principais locais para visitar na região.

 

Além disso, o bairro entrega a bonita e arborizada Praça de São Benedito, onde está localizada a Igreja de São Benedito, que é considerada um monumento histórico dos mais importantes da Região dos Lagos. Além disso, é possível encontrar os melhores restaurantes e bares de Cabo Frio. Esse destino pode ser conhecido de uma forma bem fácil, podendo ser realizado um bate e volta para Cabo Frio, se por um acaso você ficar hospedado em Armação de Búzios ou em Arraial do Cabo.

 

Motivos para não viajar para a Região dos Lagos nos feriados e na alta temporada

Por ser uma região extremamente maravilhosa e convidativa, durante os feriados e alta temporada, o movimento na região é bastante intenso, fazendo com que as cidades e as praias fiquem altamente lotadas, além disso dependendo do feriado, até mesmo chegar nas cidades fica complicado.

 

Devido a alta demanda, os hotéis e pousadas ficam mais caros, acontecem problemas de engarrafamentos e uma disputa por vagas nas ruas. A região é muito maravilhosa para que a primeira impressão dela seja essa.

 

Dessa forma, viajar na baixa temporada, poderá entregar pra o turista uma viagem muito mais intimista e conhecendo muito melhor os lugares e, é claro, fazendo com que a sua viagem seja feita sem estresses.

 

Outro ponto que precisa ser mencionado é que se você estiver em busca de curtir as praias da região, então descarte o inverno. A viagem até o mês de setembro – que é conhecido como o “mês dos ventos” – apresenta as águas incrivelmente geladas, fazendo com que sua experiência também seja comprometida. Assim, os melhores meses para visitar a região são março (exceto o período de carnaval), abril, maio e outubro em diante.

Saiba mais sobre isso 

You May Also Like

Lugares mais baratos para ir com crianças

Anúncios Sabemos que uma das melhores viagens que podemos ter, envolve a…

3 cruzeiros que qualquer pessoa deveria fazer

Anúncios Existem milhares de cruzeiros incríveis que promovem uma experiência de viagem…

Que tal viajar para a Tailândia?

Anúncios Viajar para a Tailândia é muito mais do que uma mera…