Anúncios

O viajante vai se surpreender com um turismo que é alternativo no Brasil e para Alter do Chão. É um pequeno vilarejo situado no Pará, que também é considerado como um dos melhores destinos que é de nosso país e para aqueles que são os verdadeiros amantes de uma praia. Seus grandiosos rios que são de águas doces e encantam aos seus visitantes.

São mais de 100 km de distância de praias, que ficam longe do litoral brasileiro, com Alter do Chão, escondendo muitas porções que são de areia e num cenário que é paradisíaco. A base dessa região é a sua vila de Alter do Chão, que é destinada para os viajantes, que queiram explorar todas as suas belezas e bem perto dos Rios Tapajós e do Rio Arapiuns. São apenas 6000 habitantes por lá.

Passagens aéreas relâmpago da LATAM só hoje.
Acessar agora➝
Promoções Relâmpago para todo o Brasil.
a partir de 129,90➝
Passagens aéreas em promoção voe gol a partir de 99,90.
Ver disponibilidade➝

Alter do Chão possui uma boa infraestrutura, com uma grande oferta que é a de passeios, com restaurantes e muitas pousadas, para os dias de descanso nessa viagem, que serão dias para se tirar muitas fotos, numa areia que é branquinha. O seu período que é o de seca é conhecido também como o Verão Amazônico, que é uma época em que se formam muitas praias paradisíacas.

É uma região que é excelente, por quem estiver buscando por dias de descanso e ainda ter um contato que seja direto com a natureza, com uma boa infraestrutura, para passar dias de relaxamento e sem tirar os seus pés da água, com direito a uma deliciosa culinária paranaense, com prato saborosos e com muitos passeios, para se conhecer um pouco dessa linda paisagem.

Como chegar a Alter do Chão

O viajante de antemão, pode pensar que fazer um turismo em Alter do Chão, pode ser inacessível. Isso não é uma verdade. O destino não é de difícil acesso. Chegar nele pode ser bem fácil, já que fica distante apenas 38 km de Santarém, aonde chegam os seus voos diretos, saindo de Belém, Manaus ou de Brasília.

Chegando a Alter do Chão por Santarém, escolha por esse trajeto, que seja de táxi, Uber, um transfer que seja particular ou um ônibus, que circule por uma de suas linhas. A viagem pela PA-457 é por uma estrada asfaltada e que pode durar menos de 1h. Você pode optar também por um trajeto, que pode ser feito de barco e que parte de Manaus ou Belém até Santarém.

De avião para chegar até Alter do Chão, que é um distrito que faz parte do município que é o de Santarém, no Pará, mas que fica situada a 1350 km de distância da capital de Belém, a vila de Alter do Chão fica distante 34 km do Aeroporto de Santarém, que é a principal base, para quem chegar de avião e rumo até esse destino.

Quem for sair ou chegar para Alter do Chão, que seja um viajante de São Paulo, Rio de Janeiro ou outra cidade, será exigido uma conexão, que pode ser uma boa oportunidade para se conhecer melhor Belém, por se ter uma parada que seja mais longa, com a capital que é a do Pará sendo espetacular e ajudando a entrar muito em um clima que é da Região Norte nessa viagem.

 

O que o viajante pode fazer em Alter do Chão 

Vá na época certa nessa viagem até Alter do Chão. Os melhores meses para essa viagem são em agosto até dezembro. Os seus períodos de chuvas são em fevereiro até junho, quando os rios sobem, com essa região ficando dominada por florestas que ficam alagadas e com a fauna tomando conta desse lugar.

Conheça pelas suas diversas praias em Alter do Chão, como a Praia do Amor, que e a principal atração dessa região, que é um verdadeiro cartão postal, com um acesso que é sem dificuldade, com uma beleza que é a dessa praia. Visite também a Praia do Cururu, a Ponta do Jutuba, a Praia da Ponta de Pedras e Praia do Carapanari, todas essas são rumo á Santarém

Faça passeios de barco ou de lancha, já que muitas faixas de areia ficam distantes da vila e com várias delas, sendo acessíveis apenas pelo rio. Inclua em sua viagem um itinerário pelo Rio Tapajós e o Rio Arapiuns. Os roteiros podem ser oferecidos pelas agências de viagens e por barqueiros, mas que podem variar muito e serem negociados de acordo com os seus planos.

Assista ao pôr do sol em Alter do Chão todos os dias, em suas mais diferentes praias, com o céu mudando de cor e com lindos tons de laranjas e de rosa. Visite uma comunidade que é a ribeirinha do Rio Tapajós e do Rio Arapiuns, já que muitas dessas comunidades ribeirinhas são acostumadas a receber os turistas e ainda oferecem deliciosos almoços, com peixes fresquinhos.

Outros pontos turísticos em Alter do Chão 

Não deixe de conhecer o encontro das águas do Rio Amazonas com o Rio Tapajós, que apesar de não ser um ponto turístico é muito aguardado por todos os seus visitantes e de quebra fica bem de frente da cidade que é a de Santarém, para se ver uma nítida diferença dessas águas que são barrentas do Amazonas e que se juntam a uma tonalidade que é azul no Rio Tapajós.

Bem perto de Alter do Chão, fica a Floresta Nacional do Tapajós Flona Jamaquá. O viajante poderá ter a oportunidade de ver uma floresta em ambiente amazônico, para se caminhar entre as suas árvores, numa área que é de conservação, que fica no município que é o de nome Beiterra, para observar por espécies que sejam fantásticas e em uma linda floresta.

Vá até ao Lago de Tapari ou o Lago Preto, que é uma boa pedida para um banho que poderá ser feito com um fácil acesso. É um lindo cenário, escondido em uma vegetação que fica nos arredores de Alter do Chão e bem perto da Praia das Pontas de Pedras. Não perca essa oportunidade e faça um turismo alternativo para Alter do Chão. 

 

Conclusão

Alter do Chão é um pequeno vilarejo localizado no estado do Pará no Brasil, que oferece alternativas de turismo para quem busca explorar as praias e belezas naturais do país. A região possui mais de 100 km de praias de água doce, em um cenário deslumbrante de florestas e rios. Alter do Chão é a base para explorar esta zona, com várias opções de alojamento, restaurantes e passeios à disposição dos visitantes.

Apesar de sua localização remota, Alter do Chão é facilmente acessível a partir de Santarém, que fica a apenas 38 km de distância e tem voos diretos de Belém, Manaus e Brasília. Os viajantes podem pegar um táxi, Uber, transfer privado ou ônibus de Santarém para Alter do Chão. Alternativamente, os visitantes podem pegar um barco de Manaus ou Belém até Santarém e seguir pela estrada até Alter do Chão.

A melhor época para visitar Alter do Chão é de agosto a dezembro, quando o clima é seco e as praias ficam mais bonitas. Durante a estação chuvosa de fevereiro a junho, a área é dominada por florestas inundadas e vida selvagem. Os viajantes podem explorar uma variedade de praias em Alter do Chão, incluindo a icônica Praia do Amor, bem como fazer passeios de barco ou lancha ao longo dos rios Tapajós e Arapiuns.

Um dos destaques de Alter do Chão são os deslumbrantes pores do sol, que podem ser apreciados em diferentes praias a cada dia, com o céu mudando de cor e criando uma paisagem de tirar o fôlego. Os visitantes também podem experimentar a deliciosa culinária local, incluindo pratos paraenses, e mergulhar nas belezas naturais e na cultura da região.

Em conclusão, Alter do Chão oferece uma experiência única e alternativa de turismo no Brasil, com suas belas praias de água doce, fauna diversificada e paisagens deslumbrantes. Apesar de sua localização remota, a vila é facilmente acessível e oferece uma variedade de acomodações, restaurantes e passeios para atender a todos os tipos de viajantes. Quer esteja à procura de aventura, relaxamento ou uma combinação de ambos, Alter do Chão é um excelente destino para explorar e descobrir as maravilhas do Brasil.

 

Saiba mais aqui

You May Also Like

Viagem barata para Cancún

Anúncios Uma viagem para o Caribe é um dos sonhos mais intensos…

Viajando para o Marrocos

Anúncios Desde a novela o Clone, que passou na rede Globo entre…

Turismo pelos Caminhos da Estrada Real

Anúncios O Caminho da Estrada Real surgiu lá no século 17, quando…