Anúncios

Conteúdo

O que é e quais os tipos de agência de viagens e turismo? As agências como você já deve saber são as principais intermediadoras dos serviços turísticos que são prestados pelos fornecedores de turismo e de clientes que usufruem dos fornecedores. Ou seja, as agências prestam a assistência da venda de pacotes turísticos, fornecendo assim as melhores opções do mercado para atender a necessidade do cliente.

 

Um exemplo, disso, é que caso você queira viajar para outro país, a agência de viagens e turismo por sua vez irá apresentar as companhias aéreas que voam para o país o qual você escolheu, também apresentará a você os hotéis que são disponíveis no país escolhido por você, os passeios para fazer lá assim como os serviços de transporte e as atrações turísticas do país que foi escolhido por você. 

 

Ou seja, a agência de turismo acaba sendo a principal auxiliadora dos turistas antes, durante e depois das suas viagens. Pois, antes das viagens, as agências auxiliam na prestação de informações, bem como na preparação da sua documentação, e na busca dos melhores preços e na montagem também dos seus pacotes turísticos. 

 

Passagens aéreas relâmpago da LATAM só hoje.
Acessar agora➝
Promoções Relâmpago para todo o Brasil.
a partir de 129,90➝
Passagens aéreas em promoção voe gol a partir de 99,90.
Ver disponibilidade➝

Durante a viagem as agências de viagens e turismo podem ajudar você  quando chega a seu destino entrando em contato com os prestadores de serviços caso venha a ocorrer algum tipo de problema. E depois da viagem as agências auxiliam os turistas na procura de informações se tudo ocorreu bem, como, por exemplo: nos serviços de transporte para casa, problemas com as bagagens avariadas, entre outros. 

Tipos de agência de viagens e turismo 

 

As agências de viagens e turismo podem ser classificadas nos mais variados segmentos do mercado de turismo. Podendo ser: de negócios, de lazer, e também podem ser classificadas de acordo com o tipo porte e o tamanho, assim como podem ser classificadas de acordo com o setor que atua. 

 

As agências de viagens consolidadoras, por exemplo, são agências que são intermediadoras, pois, elas compram as passagens das companhias aéreas e vendem para outras agências de viagem que por sua vez são menores.  São agências no volume e na escala das vendas, já que fazem grandes compras e as negociações com as companhias aéreas para revender para os menores. 

 

As agências de viagens e turismo consolidadoras são de grande porte, pois, elas também disponibilizam ferramentas de trabalho e prestam outros serviços de apoio para as agências de viagens às quais são menores barateando o custo de manutenção dessas. Esse tipo de agência é bastante comum na venda de passagens aéreas para as viagens de negócios.

 

As operadoras de viagem são agências que são mais tradicionais de viagem que você conhece, pois, você vê em guichês, como, por exemplo: nos guichês de shoppings e aeroportos. Tais agências atuam tanto com a venda de viagens de lazer quanto como na venda de viagens de negócios. Ou seja, trata-se de uma agência que atua com venda de viagens de lazer e negócios. 

 

As agências que atuam recepcionando o turista no destino turístico prestando os serviços, como: serviços de transportes, venda de passeios, o fornecimento de guias de viagem, entre outros serviços para o turista que está viajando, são conhecidas como agências receptivas. 

 

Diferença de operadora de viagens e agências de turismo 

Uma operadora de viagens sua função é montar os pacotes de viagens que são comercializados pelas agências. Então, nesse ponto, elas adquirem parcerias com hotéis e também outros meios de hospedagens, assim como também adquire parceria com companhias aéreas e outras empresas turísticas, tudo isso em diferentes destinos turísticos e organizam um pacote completo para o cliente final, que no caso é o viajante. 

 

Já as agências de turismo, por sua vez, são aquelas que funcionam em conjunto com as operadoras de viagens, por meio de divulgações para os turistas e os viajantes, os pacotes e os comercializando. As agências e os agentes de viagens trabalham tanto com as operadoras, formando parcerias para adquirir os pacotes prontos, quanto também trabalham com o público final, vendendo e criando laços com esses clientes.

 

Cada agência pode contar com a ajuda de uma ou mais operadoras.  Elas podem também contar com diferentes agências e agentes, como podem ter pacotes de diferentes operadoras e é nesse processo que surge a diferença nas condições de vendas de uma agência para outra agência. O agenciamento de turismo, por exemplo, por mais que pareça ser sempre parecido de um para outro, possuem alguns tipos. Profissionais da área desenvolveram alguns deles, como: 

 

Agência detalhista ou varejista, por exemplo, esse tipo de agência possui como foco a comercialização de viagens com os roteiros que são pré-estabelecidos, sendo hoje em dia a agência em maior número no mercado. Agência majorista ou atacadista é do tipo que elabora o roteiro completo de viagem e encaminha para as agências varejistas, lembrando que dificilmente esse tipo de agência irá promover a venda direta ao público. 

 

Agência operadora esse tipo de agência viagens e turismo é o tipo de agência que desenvolve e também comercializa os seus próprios pacotes e os serviços. 

 

Agência turismo-escola é um tipo de agência que integra o turismo com o ensino, que visa os termos didáticos ou especializações, no caso de um agente turístico. 

 

Por mais que existam tantos tipos de agências, ainda há algumas pessoas que têm a preferência por definir o seu próprio roteiro de viagem, elas preferem também escolher o local para estadia e escolher o voo sem o intermédio dessas agências especializadas. Mas, no Brasil, tais agências ainda são consideradas as principais responsáveis pelo comércio de passagens aéreas e também os pacotes de viagem personalizados. 

 

Para você ser um profissional da área, é preciso ter conhecimento sobre as técnicas e especialização por meio de cursos. Como você pôde conferir as agências de viagens e turismo são grandes ajudantes dos turistas na hora de comprar os seus pacotes de turismo, porém, cada um com os seus diferenciais.

 

Para saber mais sobre viagens e turismo confira outras matérias aqui no nosso blog!

 

You May Also Like

Viajar para Holanda

Anúncios O leitor já ouviu falar em Países Baixos ou Holanda? Essa…

Viagem internacional de fronteira aberta para Genebra

Anúncios Em tempos de pandemia, uma das viagens que podem ser feitas…

Turismo na Normandia

Anúncios A Normandia é uma região que é denominada como histórica e…