Anúncios

Além de ir para a floresta amazônica, no município de Manaus, você pode descobrir a história e a cultura da cidade que está no meio da floresta.
Apesar de ser a capital do Amazonas, Manaus está localizada no Rio Negro, um fato curioso de que os habitantes do Amapá vão lá sempre que podem: Macapá é a única capital Estado brasileiro que fica no rio Amazonas.

Manaus
Manaus

Belém, capital do Pará fica no rio Maguari. Todas elas compõem a grande bacia amazônica, a maior do mundo, a maior reserva de água doce do planeta. Manaus está lá, bem no meio, do rio e da selva. Então o que fazer em Manaus? A lista não é extensa, mas é interessante.

Aprecie a vida cultural em torno do teatro amazonas

Quando vê o teatro Amazonas, alguém se pergunta: “Por que um teatro assim no meio da selva?” Sem dúvida, o Teatro Amazonas é um símbolo da época em que Manaus procurou se assemelhar às capitais europeias por causa da riqueza gerada pelo comércio de borracha.

Passagens aéreas relâmpago da LATAM só hoje.
Acessar agora➝
Promoções Relâmpago para todo o Brasil.
a partir de 129,90➝
Passagens aéreas em promoção voe gol a partir de 99,90.
Ver disponibilidade➝

Os paralelepípedos da rua eram feitos de borracha para amortecer o ruído dos carros e impedir que isso estragasse a função.
Foi restaurado no início do século XXI, então tudo é como era na época: as poltronas vermelhas, as paredes sem manchas de umidade, as pinturas intactas, os pisos de madeira polida e as brilhantes colunas de mármore.

O melhor de tudo é a cúpula de azulejos verdes e amarelos, como a bandeira do Brasil, que trouxeram da França. Parece que criticaram muito essa estética supondo que o peso não iria aguentar. Eles estavam todos errados: ela nunca caiu e o que torna o teatro característico e o tornou famoso é essa cúpula impressionante.
Às quartas-feiras, a entrada é gratuita para visitar as instalações. Não têm visita guiada, mas entre as exposições existem telas interativas que contam a história do teatro e da cidade.
O salão é um daqueles lugares que empala. As pinturas nas paredes representando “a floresta” parecem ilustrações de histórias. Evidentemente, é um símbolo de seu tempo: sombrio, misterioso, quando a selva era um território com muito mais incógnitas do que agora.

Café da manhã / almoço aos domingos na feira de artesanato

A Feira de Artesanato da Av. Eduardo Ribeiro de Manaus é ideal para desfrutar de um “brunch” ao estilo amazônico. Farofa de charque (farinha de mandioca tostada com manteiga e com pedaços de carne seca ao sol), sanduíche de tucumã grelhado (fruta alaranjada e dura) com queijo e ovo; churrasco de carne e frango; pirarucu (um peixe), feijoada (feijão cozido com carne e cebola, entre outras coisas), tapiocas doces (goiaba, banana) ou salgadas (presunto, queijo, ovo).

Tudo acompanhado por sucos naturais de cupuaçu, guaraná, maracujá e outras frutas amazônicas ou café preto, forte e doce. Todas as barracas de comida têm as mesas e cadeiras com toldos para proteger do sol ou da chuva.

Além do setor gastronômico, existem várias barracas de artesanato tradicionais com objetos do cotidiano das comunidades indígenas da região e outros artesanatos atuais – tecidos de malha, bijuteria, objetos de design e outras barracas de produtos industriais como roupas e sapatos.
É uma feira de apenas dois quarteirões, mas muito autêntica. Há famílias tomando café da manhã e fazendo compras no domingo.

Largo de São Sebastião

Em Manaus, o Largo de São Sebastião circunda o Teatro Amazonas; eles praticamente compõem o mesmo espaço entre duas ruas para pedestres. É o ponto de encontro no centro histórico de Manaus.

17Largo de São Sebastião
Há bancos abaixo das árvores. Para encontrar acesso Wi-Fi gratuito há barracas de comida e livraria. Em todo o Largo existe um pequeno e tranquilo polo gastronômico.
Um bar com música ao vivo todos os dias da semana, um restaurante tambaqui, o peixe típico da Amazônia; um restaurante tacacá, sopa com camarão; uma sorveteria com sabores de frutas, uma banca de açaí e creme de cupuaçu, um lugar para beber sucos e comer alguma coisa, uma pizzaria e dois cafés.
Em uma das ruas, há um espaço de exposição e venda de arte tradicional e contemporânea da região, a Galeria Amazônica. Local onde há coleções temporárias e amostras permanentes de obras em cerâmica, madeira, pinturas e cestaria.

É uma iniciativa de duas organizações que trabalham em conjunto com comunidades indígenas em todo o país, responsáveis ​​por garantir a qualidade e a origem das peças e facilitar a comercialização com base no preço de acordo com o trabalho realizado.
Tudo o que é vendido tem um código que identifica seu criador para que esse dinheiro chegue diretamente a ele. Em frente à praça fica a Igreja de São Sebastião que toca os sinos a cada quatro horas…

Pesquise o mercado municipal e o porto de Manaus

Do Teatro Amazonas, caminhando pela Av. Eduardo Ribeiro, chegamos ao porto de Manaus. Lá está orla marítima, docas e grandes navios de carga e passageiros.
Nas ruas próximas ao porto de passageiros está a zona franca. Apenas algumas empresas de perfumaria e bebidas alcoólicas, o restante são produtos nacionais ou importados.
O Mercado Municipal é um edifício restaurado – bem restaurado, limpo e iluminado – com barracas de artesanato e arte tradicional, salas de jantar e um pequeno setor com produtos frescos: alguns peixes, muito poucas frutas e tipos de ervas medicinais, que não vistas em nenhum outro mercado do Brasil.

Tome um banho de rio

Todo mundo fala sobre Ponta Negra, a praia de Manaus. É a área de novos prédios e construções de Manaus, onde fizeram uma praia artificial para facilitar o acesso ao rio. À tarde, eles abrem as barracas de comida e há muitas pessoas caminhando, correndo ou trafegando.

Onde ficar em Manaus
Definitivamente, o melhor lugar para se hospedar é o Centro Histórico, ao redor do Teatro Amazonas. É a área que concentra a vida da cidade, para a mesma atividade do Teatro Amazonas, o Largo de São Sebastião e a oferta gastronômica. Além disso, fica a poucas quadras do porto e do mercado, os outros destaques de Manaus.

Conheça mais sobre os pontos turísticos de Manaus no LINK abaixo

PONTOS TURÍSTICOS DE MANAUS 

Juliana Matos

Olá! Eu sou Juliana, uma escritora e jornalista apaixonada por explorar o mundo. Viajar é minha forma favorita de descobrir novas culturas, sabores e paisagens, e é essa paixão que me inspira a compartilhar dicas e histórias aqui no blog. Meu objetivo é ajudar você a planejar viagens inesquecíveis, seja uma aventura pelo exterior ou um refúgio perto de casa. Junte-se a mim nessa jornada e vamos explorar o mundo juntos!

Você pode gostar de:

A cidade de Petrópolis no Rio de Janeiro

Anúncios Petrópolis fica no Rio de Janeiro. É considerada como um polo…

Quais as diferenças entre Viagens e turismo?

Anúncios Conhece as diferenças entre viagens e turismo? Será que turistas é…

Descubra Bento Gonçalves

Anúncios Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul é uma cidade perfeita…