Anúncios

Diamantina é um município brasileiro que está localizado no estado de Minas Gerais. É muito conhecida por suas vesperatas e com suas vias que são de paralelepípedo, de pedra e que também podem revelar toda a sua importância que é histórica. Fica a 300 km de Belo Horizonte e também é com um título de ser de Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.

Diamantina

Um recanto em Minas Gerais

Assim é Diamantina que tem um charme bem bucólico para temporadas de turismo que são para o seu lazer, muito relaxantes e com excelentes opções gastronômicas. Sua construção se deu ainda no século XVIII, nessa região que era para a extração de diamantes, recebendo todos os anos, mais de 3 milhões de turistas, que podem desfrutar de todas as suas belezas naturais em sua visita.

Passagens aéreas relâmpago da LATAM só hoje.
Acessar agora➝
Promoções Relâmpago para todo o Brasil.
a partir de 129,90➝
Passagens aéreas em promoção voe gol a partir de 99,90.
Ver disponibilidade➝

Como chegar á Diamantina


A sua principal porta de entrada para quem chega de outros estados por via aérea é pelo seu Aeroporto Internacional de Belo Horizonte – Confins, que fica mais próxima a Diamantina e que é o responsável por receber grande parte dos turistas, com uma grande oferta de locadoras de veículos ou vá a um ônibus executivo que é da empresa Conexão Aeroporto, para a rodoviária para seguir para Diamantina.

As suas hospedagens

Não é uma tarefa difícil decidir aonde irá se hospedar em Diamantina, com grande parte de suas atrações que são turísticas localizadas no Centro Histórico. Porém, não há muitas opções para se hospedar em hotéis e sim, há mais hospedagens em pousadas que são bem simples e com poucos quartos. Há opções de hostel, aconchegantes apartamentos e até suítes que são mobiliadas com cozinha.

A localização dos pontos turísticos de Diamantina

Quase todos os seus pontos turísticos estão localizados em seu Centro Histórico, o que pode facilitar e muito uma visita pelos turistas, que podem conhecer tudo num fim de semana e com grande parte deles sendo conhecidos a pé, por ser fácil se localizar e claro, nem tudo está no meio desse Centro Histórico, que vamos começar por ele a nossa viagem, para conhecer todos os pontos turísticos de Diamantina.

O começo de seu passeio

Começamos pelo seu Centro Histórico e pela sua Catedral Metropolitana de Diamantina. De lá, siga o seu passeio para o Museu do Diamante que fica a frente. As construções do Centro Histórico são datadas do século XVIII, com muito charme e com seus sobrados que são sinuosos, remetendo aos seus visitantes ao período que foi colonial. A vida nessa época era em torno da extração de pedras precisosas.

Os destaques no Centro Histórico

Esses destaques nessa região são as Casas do Muxarabiê que é com influência árabe, da Casa da Glória e de Chica da Silva e visite também o seu Museu do Diamante, a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, a Casa de Juscelino Kubitscheck e o seu Mercado Municipal. Há multa beleza nesse Centro Histórico que é com sua composição com a Serra dos Cristais e que forma um conjunto paisagístico muito significativo em Minas.


Um antigo mercado

O Antigo Mercado dos Tropeiros foi construído entre o meado dos séculos XIX. É um ponto que servia de encontro para os comerciantes que vendiam e trocavam as suas mercadorias, que vinham de outras regiões de Minas Gerais. Nos dias de hoje esse local é denominado como Mercado Velho ou Mercado Municipal. É um bom passeio para conhecer um pouco mais sobre todos os seus sabores.

Uma pequena comunidade

A Vila do Biribiri é parte do Parque Estadual do Biribiri que é uma pequena comunidade que é remanescente datada do final do século XIX, que era uma grande fábrica da indústria têxtil e com o fechamento dessa fábrica, a vila ficou abandonada e hoje ainda tem alguns moradores. É uma vila bucólica e muito inusitada, com casas que são pintadas de branco e azul e com um visual que é da Serra do Espinhaço.

Um mirante sinuoso

O Cruzeiro da Serra é esse mirante que é cheio de sinuosas curvas e que esconde uma das mais belas vistas que são de Diamantina. Ao final desse passeio, esse cruzeiro marca o ponto que é exato, para todos os seus visitantes poderem subir para que sejam tiradas belas fotos. Não perca o seu por do sol por lá e veja as ladeiras de Diamantina e suas casinhas que são coloniais.

Os concertos de música

A Vesperata são concertos promovidos por muitas bandas na cidade de Diamantina que acontecem sempre em 2 sábados por mês, em média. À noite por volta, de umas 20 horas, os músicos se apresentam em sacadas que são de seus casarões coloniais na Rua da Quitanda e enquanto isso, moradores e turistas se dividem num espaço com mesas, cadeiras e muitas escadarias que ficam ao ar livre.

Um eclético repertório

No repertório da Vesperata são ouvidos muitos estilos musicais como as sonatas, boleros, sambas, marchas e até Música Popular Brasileira. É um evento que pode durar até 2 hora e meia, mas que fica suspenso entre os meses de novembro e março, por causa das chuvas. É uma boa pedida para poder degustar a sua comida, as suas bebidas e até assistir a um espetáculo de música com muito conforto.

A Casa de Juscelino

O famoso morador de Diamantina foi o ex Presidente do Brasil. A sua casa em que ele morou com a sua mãe, logo após o falecimento de seu pai, guarda um museu que é com objetos que são pessoais dele e num espaço que é com dois casarões, com painéis que podem contar a história desse Presidente, através de documentações, suas notas que foram da escola, cômodas e armários construídos pelo seu bisavô.

A Casa de Juscelino

A gruta do Salitre

Mais um local em Diamantina que chama a atenção de seus visitantes e que já foi cenário de muitas produções para a televisão, como séries, filmes e novelas. Sua formação é de quartzo e muitos turistas de todo o planeta a visitam. Conheça também em Diamantina todas as suas igrejas que são um espetáculo a parte, com seus belos cenários e arquitetura histórica. Faça essa viagem para Diamantina!

Conclusão

Além do Centro Histórico, há outros pontos turísticos interessantes em Diamantina, como o Antigo Mercado dos Tropeiros, atualmente conhecido como Mercado Velho ou Mercado Municipal, a Vila do Biribiri, que é uma pequena comunidade que faz parte do Parque Estadual do Biribiri e o Cruzeiro da Serra, um mirante com uma vista espetacular da cidade.

Outra atração que merece destaque são as Vesperatas, concertos realizados nas noites de sábado em que músicos e artistas se apresentam nas sacadas das janelas do Centro Histórico, proporcionando uma experiência única para os visitantes.

Em resumo, Diamantina é uma cidade encantadora que oferece uma combinação de beleza natural e histórica, além de uma gastronomia típica mineira deliciosa. Se você procura um destino turístico para relaxar e conhecer a cultura brasileira, não pode deixar de visitar essa joia de Minas Gerais.

Conheça mais sobre esse DESTINO INCRÍVEL, Link Abaixo

LINK AQUI 

 

You May Also Like

Viajar para Monte Verde

Anúncios Hoje você irá viajar para Monte Verde, que é um distrito…

Conheça São Tomé das Letras em Minas Gerais

Anúncios Hoje falaremos sobre São Tomé das Letras que fica situada ao…

Roteiro de viagem à cidade mineira de Ouro Preto

Anúncios Ouro Preto, em Minas Gerais, na região sudeste brasileira é uma…