Anúncios
Descobrindo Porto Alegre
Porto Alegre é a capital do Rio Grande do Sul e uma cidade repleta de atrações turísticas tanto que seria necessário praticamente escrever um livro para descrever tudo, mas aqui você tem um bom guia para fazer um passeio pelos principais e mais movimentados lugares.
Mercado Público Municipal de Porto Alegre
Um possível passeio é o que começa no Mercado Público Municipal de Porto Alegre, um mercado típico, que você não deve perder.
A estrutura ocupa um quarteirão inteiro e, embora a fundação tenha sido em 1886 ao longo de a história, recebeu inúmeras reformas, sendo a última em 2013 após um incêndio.
O mercado tem uma “estrada” interna que o limita, o que cria uma galeria circundante à qual as instalações dão e duas estradas perpendiculares que cruzam no centro.
É possível perceber o caos sonoro misturado com os ruídos, vozes e gritos do mercado com a venda de frutas, legumes, salsichas, carnes, flores etc.
Viaduto Otavio Roca
Na saída do mercado, você pode pegar a Avenida Borges de Madeiros na direção oposta ao rio. A Borges de Madeiros descomprime um pouco o fluxo humano quando chega ao antigo viaduto Otavio Roca, outro dos pontos principais de Porto Alegre.
Se você optar por subir, terá uma visão ampla do centro: poderá ver o mercado, os pedestres, os prédios públicos. Se você optar por atravessar por baixo, poderá percorrer cerca de 200 metros de paredes de mosaico com arcadas e tetos muito altos com vários locais, como bares, barbearias, relojoaria e gráficas.
A duas quadras do viaduto, está o recentemente reformado Cinema Capitólio, destaque da cidade por o valor arquitetônico e cultural.
Museu Júlio de Castilhos
Na parte superior – no topo do viaduto – diferentes pontos interessantes estão concentrados. Nós encontramos o Museu Júlio de Castilhos é interessante, porque isso ajuda a entender as raízes gaúchas no sul do Brasil. Também é gratuito, como todos os museus de Porto Alegre que administrados pelo governo.
O passado gaúcho dessa área está intimamente relacionado aos povos paraguaio, argentino, uruguaio e brasileiro, que atualmente se reflete em alguns costumes semelhantes, que não são encontrados no centro ou no norte do Brasil.
Praça Marechal Deodoro
Deixando o museu à esquerda, a apenas 100 metros, fica a Praça Marechal Deodoro embora os moradores prefiram chamar da Praça da Matriz.
Esta praça, localizada em uma das áreas mais altas da cidade, concentra os prédios da prefeitura municipal de Porto Alegre e do estado do Rio Grande do Sul e outros de importância social.
No sentido horário, encontramos ao redor da praça o Palácio Farroupilha, um moderno edifício sede da Assembleia Legislativa, o Teatro São Pedro – onde nos permitem visitar.
Ao redor da praça ainda temos acesso ao Tribunal e o Palácio da Justiça, o Memorial do Ministério Público, a Catedral Metropolitana, o Palácio Piratini – nome sugestivo para o Poder Executivo governo do estado.
Por fim, temos o Memorial do Legislativo, antiga sede do parlamento até 1967 e atualmente operando para fornecer informações sobre a história política para pesquisadores e estudantes. Deste edifício, do terraço você tem uma vista interessante da cidade e do lago Guaíba.
Casa de Cultura Mario Quintana
Descendo a margem do rio e retornando à Rua dos Andradas, encontramos o Museu da Comunicação Hipólito José da Costa, um museu gratuito que conta um pouco da história da mídia da comunicação.
Não é grande coisa, mas tem alguma atração. Além disso, a Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) ainda está a caminho e lá ninguém pode deixar de ir.
O CCMQ é um centro cultural instalado onde era o Hotel Majestic e que recebe esse nome em homenagem ao poeta brasileiro que viveu lá por alguns anos.
É um tremendo edifício rosa do início do século XX, cuja principal característica é que possui pontes que unem os dois blocos do edifício que são separados por uma passagem para pedestre.
No interior, o edifício possui inúmeras salas – dedicadas a oficinas ou exposições -, biblioteca, salas, pátios, terraços e mirantes distribuídos em seis andares. Há amostras de pintura e fotografia, arte, dança, atividades musicais, etc. Tem bons espaços com Wi-Fi em um ambiente mais que agradável.
No quinto andar, há um terraço com plantas, vasos e banheiras do antigo hotel. Um verdadeiro pulmão verde nas alturas que de fato se chama de “jardim” José Lutzenberger, embora não tenha grama.
No piso superior, há um bar com varandas, ideal para assistir ao pôr do sol. Também é ideal para deixar algo de bom. Como extra, no térreo da Casa da Cultura está a Cinemateca Paulo Amorim, dedicada a filmes independentes. Por uma pequena taxa, você tem acesso a dois filmes.
Na saída do Centro Cultural, seguindo pela Rua das Andradas em direção ao rio, há o Gasoduto. No entanto, antes de chegar, tem alguns pontos que devem ser observados como as construções.
Uma é a do Comando Militar do Sul, que é uma base militar que tem um museu e a outra é a Igreja de Nossa Senhora das Dores, que é imposta à direita atrás de algumas escadas.
Caminhar na Orla do Guaíba
A poucos quarteirões do centro da cidade, a partir da Usina do Gasômetro começa (ou termina) uma jornada de vários quilômetros sobre o rio Guaíba. O rio Guaíba é na verdade um lago e a usina de gás funcionava com carvão.
Hoje, a Usina do Gasômetro é um centro cultural onde são oferecidas amostras artísticas de todos os tipos. Alguns metros da entrada começa a orla de onde os porto-alegrenses com um chimarrão e viajantes costumam se reunir para ver o pôr do sol que geralmente é espetacular.
Na orla há quem pratique atividade física, quem anda, quem joga bola, quem se joga na grama com uma lona para comer ou beber chimarrão muitas barracas de comida, barcos e jet skis cruzando a água.
Caminhando se encontra anfiteatro, sede do Fan Fest da Copa do Mundo, escultura marcante Supercuia, Museu Iberê Camargo, entre muitos outros localizados na cidade.
Conheça mais Pontos Turísticos de Porto Alegre no LINK