Anúncios

Conservatória, fica no Rio de Janeiro. É considerada como a capital brasileira da serenata, que oferece uma grata surpresa para todos os seus moradores e visitantes, com uma linda serenata, que é uma tradição por lá, que se estende por mais de 140 anos. Confira agora, o que fazer nessa região e muitas outras informações que são relevantes sobre essa cidade. Embarque conosco nessa viagem.

Conservatória

Como é o turismo em Conservatória

Em Conservatória, seus turistas poderão deparar com uma boa atração que é musical, além de atrações que são históricas e culturais. Todas, com a sua respectiva beleza. É uma cidade muito bem estruturada, contando com boas pousadas e restaurantes, para os seus viajantes. Atraindo muitas famílias, casais apaixonados, amantes de boa música e tudo pode ser visto, num único fim de semana.

Passagens aéreas relâmpago da LATAM só hoje.
Acessar agora➝
Promoções Relâmpago para todo o Brasil.
a partir de 129,90➝
Passagens aéreas em promoção voe gol a partir de 99,90.
Ver disponibilidade➝

O distrito de Conservatória

É um distrito que pertence ao município de Valença, ficando a cerca de 140 km de distância da capital do Rio de Janeiro e a 370 km de São Paulo ou a 120 km de Juiz de Fora. Para a sua visita prefira o período mais seco, que fica entre os meses de maio até setembro, para se aproveitar as suas atividades, que são na rua e serão com menos riscos de chuvas nessa época.

A tradição da seresta nessa região

O seu início se deu pelos idos do ano de 1938. Tudo começou a partir de um grupo de violeiros que eram apaixonados e que resolverem sair pela madrugada para cantar perante as janelas de suas musas, por quem eram apaixonados. Toda essa cantoria agradou não somente a essas moças, como também a toda essa vila. A seresta acontece em noites de sexta ou de sábado e em manhãs de sábado e domingo.

Um dos programas preferidos pelos turistas

Além das serestas e serenatas em Conservatória, seus turistas adoram passear de charrete, para apreciar todas as suas construções ou os seus espaços que são culturais e destinados para a música. Vale também conferir, o seu comércio, com o seu artesanato que é típico e a base de papel kraft. Seus vasos de flores, suas imagens de santos barrocos e suas estátuas que são de grandes violeiros.

O ponto alto de Conservatória

É claro, que o ápice dessa visita é participar de suas serenatas e serestas, quem embalam a essa pequena e charmosa cidade. Os músicos saem por essas ruas que contam com muitos casarios que são coloniais, entoando músicas que são de amor e recitando poesias. Veja todo esse cenário que é composto com um Monumento dedicado aos seresteiros, com seus bancos e canteiros que são floridos.

Para os apaixonados da sétima arte

Os que adoram cinema há um espaço reservado em Conservatória, que é o Cine Centímetro. Ele é um espaço montado no quintal da casa de um apaixonado por essa arte, que nada mais é que uma réplica do que foi reduzido o Antigo Cine Metro Tijuca, que foi inaugurado no Rio de Janeiro, no ano de 1941, mas que foi ao chão com a sua demolição em 1977. É aberto para visitas que são guiadas.

A sua sessão única e outras características do Cine Centímetro

Essa sessão acontece sempre aos sábados e às 19h, sendo muito concorrida por todos que ali se encontram, entre moradores e visitantes de Conservatória. Há também nele, muitos objetos que são originais e do tempo que era mais antigo do cinema, como móveis, tapetes, lustres, bilheterias e seus projetores que funcionavam nessa época. Há também lá, o Museu Palheta de Projetores do Cinema.

O Museu da Seresta e da Serenata

Em noites de sexta e de sábado é que acontecem as maiores serestas nele e também de onde elas partem. É um espaço que é aberto para as visitas aos finais de semana. É uma casa, que é datada a sua construção no século XIX, servindo de residência para o Sr. Mérito e um ponto de encontro para os seresteiros que paravam para afinar os seus instrumentos ou passar as suas músicas, para sair cantando pelas ruas.

O Museu da Seresta e da Serenata

O Museu que reúne nomes de alguns artistas

Esse é o Museu Sílvio Caldas, Gilberto Alves, Nelson Gonçalves, Guilherme de Brito e Vicente Celestino. É com um acervo que junta muitos documentos, fotografias, discos e objetos que são pessoais de cada um deles. Para quem acompanhou a carreira desses artistas é um bom lugar, para ver um pouco da história de cada um e reviver bons tempos que foi daquela época e de suas famas.

As Fazendas de café de Conservatória

Visitar as antigas propriedades dessa região podem remeter aos seus turistas a uma viagem ao passado. Entre as que estão abertas para visitação, temos a Fazenda Florença, que é do ano de 1852, com uma arquitetura que é influenciada pelo estilo neoclássico francês, com muitas peças em seus mobiliários que vieram da Europa. Numa visita a ela, podem ser oferecidos também um chá simples, café ou almoço.

A Ponte dos Arcos

São 100 metros de extensão que mede 12 metros de altura. Ela foi erguida pelos escravos, que utilizaram nessa construção pedra, cal e óleo de baleia. Sua data de inauguração foi no ano de 1884, bem na época áurea do ciclo do café. Sua desativação ocorreu no ano de 1963 e nos dias atuais é um cenário para as corridas que são de motocross. A frente fica o mirante da Serra da Beleza, que é com um belo visual.

O Túnel que chora

É todo de pedra, sem qualquer revestimento, que é resultante de um trabalho artesanal dos escravos, com iluminação que foi feita com lampiões antigos á época da chegada da eletricidade e com calçamento em pé de moleque. Nos dias de hoje seu uso fica por conta de ser uma passagem para pedestres. São 95 km de extensão, com 5 metros de largura e 3,5 metros de altura.

O Túnel que chora

Caminhe sem pressa por Conservatória

Veja os seus sobrados que são dessa cidade que é histórica e da época do ciclo do café. Confira também as suas muitas lojinhas que são para o artesanato local e os seus produtos que são típicos e que funcionam até tarde na rua principal de Conservatória. Curta e muito, a capital brasileira da serenata, em sua viagem.

 

Conheça mais sobre esse DESTINO INCRÍVEL, Link Abaixo 

https://www.tripadvisor.com.br/Attractions-g2572044-Activities-Conservatoria_State_of_Rio_de_Janeiro.html

You May Also Like

Conheça Visconde de Mauá no Rio de Janeiro

Anúncios Visconde de Mauá é um dos destinos mais belos do Rio…

A cidade de Petrópolis no Rio de Janeiro

Anúncios Petrópolis fica no Rio de Janeiro. É considerada como um polo…

Arraial a Cidade mais bonita do Rio de Janeiro

Anúncios Um verdadeiro paraíso no Rio de Janeiro é Arraial do Cabo,…