Anúncios
Se você está prestes a preparar a sua visita a uma das cidades mais bonitas do mundo. Neste post, você terá uma ideia do que ver em Cuzco, o que você não pode perder e como se organizar na cidade.
A região de Cuzco é uma das mais conhecidas do Peru e sua capital com o mesmo nome, uma das cidades mais bonitas do país que vale a pena visitar alguns dias.
Uma breve apresentação de Cuzco
Cuzco ou Cusco (Qosqo em quíchua) é conhecida como a capital histórica do país. Pode se dizer que é como… Kyoto para o Japão. Era a capital do antigo império inca, então imagine todo o patrimônio que pode ser encontrado na cidade.
Não é só isso. Após a chegada (invasão) dos espanhóis, Cuzco se tornou a capital do vice-reinado do Peru, então você também encontrará muitos edifícios históricos da época, como igrejas, praças, etc.
Tanto é o valor histórico desta cidade, que foi declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1983. Andar pelas ruas de Cuzco remonta a séculos, na era dos incas ou entre os colonos espanhóis.
Como se organizar na cidade de Cuzco
O básico ao chegar a Cuzco é o Soroche. No primeiro dia em Cuzco você conhecerá a “doença” da altitude ou sua versão mais “leve” chamada “soroche”. Siga as recomendações dos habitantes locais, mantenha calma, tome uma sopa de alho e talvez, mastigue a folha da coca.
No Mercado de San Pedro, eles vendem os sacos de folhas de coca por algumas moedas.
O que ver em Cuzco: Os lugares imperdíveis da cidade
Obtenha um mapa da cidade (em todos os albergues você recebe um) e comece a andar. Todos os lugares mais importantes para ver na cidade de Cuzco estão a distâncias que podem ser facilmente percorridas a pé.
Praça das Armas de Cuzco e a Catedral de Cuzco
A Praça das Armas, com a catedral, é um dos lugares fundamentais para ver em Cuzco, não apenas por ser bonita, mas também por sua grande importância histórica.
Foi aí que Pizarro proclamou a conquista de Cuzco e Tupac Amaru, o líder da resistência indígena foi assassinado. Embora não seja algo bonito de saber, é história…
Atualmente, é o centro nervoso do turismo na cidade e onde você encontrará acomodações, turismo e restaurantes mais caros.
O bairro mítico de San Blas
Este é um dos lugares interessantes para ver em Cuzco. Embora seja um lugar muito turístico, não deixa de ter um encanto especial com suas ruas estreitas e íngremes, com paredes de enormes pedras.
As ruas do centro histórico, como a rua Loreto
Esta rua no centro histórico de Cuzco é famosa por suas extensas muralhas incas que ainda estão preservadas.
A pedra de 12 ângulos na Rua Hatun Rumiyoc
Este também é um local icônico de Cuzco. Numa das paredes desta rua está a famosa pedra dos 12 ângulos, que fazia parte do antigo palácio de Inca Roca.
O animado mercado de San Pedro
Esta é uma visita inevitável a fazer em Cuzco. Esse mercado é bonito e muito autêntico. Você encontrará de tudo, desde lojas de souvenirs até barracas tradicionais ao longo do caminho.
Você precisa tomar um suco natural, aproveitar a oportunidade para comprar quinoa muito barata e dar um passeio. Há uma combinação de cores incrível.
As igrejas de Cuzco
Se a arte religiosa é sua praia, além da Catedral da Praça das Armas, você tem inúmeras igrejas, paróquias, conventos… Talvez as mais famosas sejam a igreja de La Merced e o convento de Santo Domingo.
As ruínas de Sacsayhuaman
Eles estão a 2 km da cidade, é muito fácil de alcançar. São cerca de 20 a 25 minutos a pé da mesma Praça das Armas que você vê até a Igreja de San Cristóbal, e daí não se perde. Para entrar, você precisa comprar o bilhete turístico de Cuzco.
O bilhete turístico de Cusco
Para visitar a cidade de Cusco, há um bilhete turístico que inclui ingressos para alguns museus e catedrais da cidade. Normalmente esse bilhete é comprado para fazer a rota do Vale Sagrado.
Onde comer em Cuzco
Para comer, existem muitos restaurantes em todo o centro, com preço dos menus acessíveis, mas se você quiser comer muito barato, basta sair a alguns quarteirões do centro histórico e você encontrará um menu de sopa bem em conta.
Mover-se em Cusco
O centro histórico de Cuzco pode ser facilmente explorado a pé. Para se deslocar pela cidade, tem táxi também. Cuidado com os táxis, porque há muitos que são piratas.
Onde dormir em Cuzco
Em Cusco, há uma grande variedade de acomodações, localizadas no centro histórico da cidade.
Excursão ao Vale Sagrado
As excursões partem de Cuzco para visitar toda a área do Vale Sagrado. Como são muitas informações, que você tem que organizar para percorrer o Vale Sagrado de Cuzco.
De Cuzco a Machu Picchu
Obviamente você não sairá do Peru sem ver essa maravilha do mundo, certo? Você pode fazer uma visita de Cuzco a Machu Picchu em um dia com facilidade, embora seja melhor contratar uma excursão organizada para que as rotas sigam sem problemas.
Trekking para Machupicchu
De Cuzco, você pode contratar inúmeras excursões e trekkings. Uma das mais famosas é a de Salkantay, com um fim em Aguas Calientes para ver Machu Picchu, sobre o Trekking de Salkantay a Machupicchu.
Muitas agências oferecem, tudo mais ou menos com os mesmos preços, mas você achará mais barato se o contratar diretamente em Cuzco e não no Brasil
Ao contrário da Trilha Inca, você não precisa de permissão prévia para explorar a região. Ausangate ou a montanha de 7 cores. Você também pode contratar circuitos de lá por vários dias para a Reserva de Manu ou excursões para ver a montanha de sete cores, Ausangate.
Caso você queira continuar planejando, essas excursões organizadas em Cuzco e arredores são mais do que interessantes, existem alguns fóruns na Internet que elucidam o assunto.