Anúncios
Podemos afirmar que a Amazônia concentra mais da metade que é a das florestas tropicais do nosso planeta terra e ainda por reservar muitas riquezas que são as naturais. É também um dos maiores patrimônios brasileiros, com um turismo que é para se encantar, com uma espetacular biodiversidade e por representar uma grande reserva que é a de recursos que são os naturais.
A Amazônia fica ao norte de nosso país, numa área que é de mais de 7 milhões de Km² e em 7 estados que são do Brasil, que alcança nove países que são da América do Sul, numa região que é recoberta pela Floresta Tropical Amazônica, formada pela bacia do Amazonas, que possui mais de 1000 afluentes e também representa pelo menos 20% dos recursos hídricos no planeta.
Por causa de toda a sua enorme biodiversidade, encontrada na Amazônia, ela representa uma grande reserva de recursos naturais, que são vegetais, minerais e animais. Contudo, ela é uma grande influenciadora direta no equilíbrio que é o climático da Terra. Há grandes áreas de florestas nessa região, apresentando cerrados, campos rupestres, campinas, matas secas, igapós, manguezais e ilhas.
E não para por ai, os turistas também poderão encontrar por lá praias que são fluviais de areia branca, cachoeiras e uma rica flora e fauna, com cerca de mais de 30 mil espécies de plantas e 30 milhões de espécies de animais, além dos cientistas afirmarem que há muitas espécies de plantas, aves e de insetos, que ainda não foram catalogados. A Amazônia é tida como um dos mais ricos ecossistemas.
O que saber mais para visitar a Amazônia
Na Amazônia, há o maior rio do mundo, que é o Rio Amazonas, mas que ele representa 17% de toda a água que é a líquida do nosso planeta, com 40 e 60m de profundidade, com esse rio nascendo na Cordilheira dos Andes, no Peru e num total que são de mais de 7000 km de extensão. Alguns de seus afluentes são os Rios Negro, Tapajós, Xingu, Madeira e o Rio Jari.
Entretanto, a Bacia Amazônica é considerada como uma região que é bem plana, mas que também abriga o maior Pico do Brasil, que é o de nome Pico da Neblina, que tem 3014m. Quem pretende visitar a Amazônia, deve saber que há duas estações, uma é a época da cheia e a outra é a época da seca. O primeiro período geralmente vai de abril até julho e o segundo período é entre outubro até dezembro.
Quando os rios ficam mais baixos, o viajante poderá observar mais as praias que são denominadas como fluviais e até algumas cachoeiras. No entanto, de janeiro até março há uma maior incidência de chuvas, por ser um período que é de transição entre á época da cheia e da seca. A Amazônia é um destino turístico no Brasil, muito conhecido internacionalmente e deve ser visitada pelos brasileiros, a partir de muitos pacotes destinados e que podem ser montados os roteiros nessa viagem.
Programas imperdíveis na Amazônia
Na Amazônia há diversas opções que são de pacotes e com a possibilidade de serem montados roteiros, que podem ser personalizados e de acordo com todos os desejos que são de um turista, na maior floresta do mundo e com uma grande concentração que é de água doce, além de ser considerada contendo a maior biodiversidade que é a do planeta. Há muitos programas que o viajante não pode perder.
No turismo pela Amazônia, o viajante poderá nadar com os botos-cor-de-rosa ou até tocar nesses bichinhos, que é típico nessa região e cercado por muitos mitos ou lendas. São animais que são bem dóceis, vivem livres em água que são mornas e escuras do Rio Negro ou que podem ser vistos por meio de um tour, numa atividade pelos instrutores que é a de chamar esses animais, por meio de peixes usados como iscas.
Suba em uma árvore, num cenário que pode ser bem radical e muito fascinante, para ter uma visão que é privilegiada e numa árvore de 35m de altura. É possível escalar árvores em Samaúma, Amapazeiro, Angelim, Presidente Figueiredo e a Reserva de Tupé. Os visitantes serão acompanhados por condutores e com toda a segurança, em roteiros por outros diferentes pontos, que estão nessa localidade.
Testemunhe o Encontro das Águas, que é um lendário fenômeno hidrológico que é de confluência entre os rios Negro e o Solimões. Observe de longe, o Mirante do Embratel, que fica no Bairro Colônia Antônio Aleixo, que fica na zona leste da capital. O viajante só não poderá mergulhar nessas águas e por elas serem profundas e perigosas, mas é possível incluir visitas às comunidades que são as ribeirinhas.
Desbrave a Selva Amazônica e desde que, seja contratada uma operadora que seja autorizada e experiente, para contar com um guia que pode lhe reservar os melhores lugares, para serem visitados na selva, incluindo ver pássaros, macacos ou outros animais. Á noite, esse passeio também pode ser feito, para que sejam avistadas as criaturas que são as noturnas, mas que só podem ser vistas nesse período.
O que mais visitar em um turismo na Amazônia
Visite o Arquipélago de Anavilhanas, que fica nos municípios de Manaus e de Novo Airão, reunindo aproximadamente 400 ilhas que são de água doce, que são cobertas por uma floresta que é virgem e com muitos ecossistemas, incluindo igapés, canais, lagos e muitas árvores que são exuberantes, bem como, uma fauna que é rica com garças, araras, bacuraus, jacarés, macacos, botos e muitas espécies de peixes.
Vá até o seu Museu do Seringal, que é uma verdadeira aula viva, que é de fundamental importância para a história do norte do Brasil. No Museu do Seringal, o Ciclo da Borracha é bem ilustrado e com muita perfeição, tendo a sua inauguração no ano de 2002. O seu acervo é formado por móveis e utensílios que ilustram a riqueza dos seringais e quando a borracha estava em alta. Faça um turismo até a Amazônia.
Conclusão
A Amazônia é um dos maiores patrimônios brasileiros e representa uma grande reserva de recursos naturais que são vegetais, minerais e animais. Com mais de 7 milhões de Km², a região é recoberta pela Floresta Tropical Amazônica, que é formada pela bacia do Amazonas, que possui mais de 1000 afluentes e representa pelo menos 20% dos recursos hídricos no planeta.
A Amazônia é uma região de espetacular biodiversidade, que abriga cerca de 30 mil espécies de plantas e 30 milhões de espécies de animais, além de muitas espécies de plantas, aves e insetos que ainda não foram catalogados. A região também é um destino turístico no Brasil, muito conhecido internacionalmente, com opções de pacotes turísticos personalizados de acordo com os desejos do viajante.
Ao visitar a Amazônia, o turista poderá nadar com os botos-cor-de-rosa, animais típicos da região que são dóceis e vivem livres em água morna e escura do Rio Negro. Além disso, é possível escalar árvores em Samaúma, Amapazeiro, Angelim, Presidente Figueiredo e a Reserva de Tupé, com toda a segurança e acompanhamento dos condutores locais.
A Amazônia é também uma grande influenciadora direta no equilíbrio climático da Terra. Com grandes áreas de florestas, apresentando cerrados, campos rupestres, campinas, matas secas, igapós, manguezais e ilhas, a região é responsável pela produção de oxigênio e pela absorção de dióxido de carbono, além de ser a casa de milhares de espécies animais e vegetais.
Quem pretende visitar a Amazônia deve estar ciente das duas estações que ocorrem na região, a época da cheia e a época da seca. Durante a cheia, que geralmente vai de abril até julho, os rios ficam mais cheios e é possível observar as praias fluviais e algumas cachoeiras. Já na época da seca, entre outubro e dezembro, os rios ficam mais baixos, permitindo uma melhor observação da fauna e flora locais.
A Amazônia é um dos maiores patrimônios do Brasil e do mundo, e deve ser visitada não só pelos turistas internacionais, mas também pelos brasileiros. A região é uma fonte inesgotável de conhecimento e riquezas naturais, e precisa ser preservada e protegida para as futuras gerações. A visita à Amazônia é uma oportunidade única de experimentar a natureza em sua forma mais pura e exuberante, além de aprender sobre a importância da conservação do meio ambiente.