Anúncios

O turismo de vinho é uma modalidade de viagem que pode ser feita no Brasil e no mundo, mas que tem atraído muitos viajantes. Os enólogos são as pessoas entendidas em vinho ou que simplesmente são aquelas apaixonadas por essa bebida, num tipo de turismo que é o perfeito. O enoturismo é uma viagem para o mundo dos vinhos e dos vinhedos.

Os viajantes com um turismo que é para apreciar os vinhos, além de beber o vinho, poderão desfrutar por admirar as paisagens, permitindo que um viajante possa ter uma verdadeira imersão na história, nos aromas e também nos sabores que é o da vitivinicultura. Essa é também uma proposta do enoturismo, que é a de permitir que um viajante tenha uma imersão na história.

Atualmente, muitos turistas pegam a estrada, para conhecer novas culturas ou para praticar idiomas. Por outro lado, há quem admire um embarque que é para as regiões rurais e para se conhecer mais a fundo a cultura do vinho, com uma proposta que é a de visitar as vinícolas para se conhecer mais a fundo a cultura que é a do vinho, com muitas degustações e até participar de colheitas.

Passagens aéreas relâmpago da LATAM só hoje.
Acessar agora➝
Promoções Relâmpago para todo o Brasil.
a partir de 129,90➝
Passagens aéreas em promoção voe gol a partir de 99,90.
Ver disponibilidade➝

Para você saber o que é o enoturismo

O enoturismo é um turismo do vinho, que também é uma modalidade de viagens que é direcionada para um universo que é o dos vinhos, o que pode incluir passeios por vinícolas, uma degustação que é por muitos rótulos e de demonstrações de como o vinho é produzido. Os roteiros e os passeis são com um foco em conhecer algumas regiões para a produção vinícola.

É um tipo de viagem gastronômica, que também é uma maneira muito autêntica que é a de conhecer os destinos que são os rurais de um país, com as vinícolas abrindo portas para um mergulho que é numa cultura regional e de aprender não somente sobre uma biodiversidade, como com os locais que se relacionam com as suas tradições e a sua história.

O enoturismo também atua como uma alavanca que é para uma economia local, com um aumento que é dado para todas as ofertas que são as turísticas, nas pequenas cidades do interior, que podem ganhar novos negócios e com uma geração que é a de empregos. A presença dos viajantes durante todo o ano dá essa garantia que é a de um sustento para uma comunidade.

Podemos afirmar que, o enoturismo é considerado como democrático e que agrada a todos os tipos de turistas, que vai dos sommeliers até as pessoas que sejam as mais leigas nesse assunto. É também uma oportunidade de mergulhar cada vez mais no universo que é o do vinho, para que seja aproveitada ao máximo essa experiência.

O viajante poderá montar roteiros que sejam completos, com um foco em uma degustação, com visitas até as vinícolas, mas com direitos a passeios que sejam privativos, com bate-papo que é com os donos, os enólogos e os agrônomos que é o dessas propriedades. Todos os interessados em vinhos podem aproveitar e muito todas as rotas que são para o enoturismo. 

Os melhores destinos para um amante de vinho

Quem deseja fazer uma viagem para conhecer um bom vinho, que também é denominada como enoturismo, saiba que, há opções para todos os bolsos e gostos, com destino que podem ser para a Europa, na América do Sul e até no Brasil. Para o seu roteiro para essa viagem, separamos alguns destinos que podem ser para a sua escolha.

No Brasil, o turismo de vinho pode ser feito no Vale do São Francisco, em Pernambuco, que é o responsável por 15% da produção que é a nacional dessa bebida, numa região que é mundialmente conhecida e pela qualidade que é a de suas frutas que também são cultivadas para uma exportação, mas que fica no meio do sertão nordestino, num lugar que costuma ser seco e quente. 

Um dos principais pontos turísticos e que é para o enoturismo é o Vale dos Vinhedos, que fica entre os municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e de Monte Belo do Sul, num local no Brasil, que abriga muitas propriedades rurais e que compartilham de um território que é com muitas vinícolas e que são de portes variados, mas com muitas delas que ficam abertas para uma visitação.

A Estrada do Vinho, em São Roque é um roteiro inteiro que é especializado em um turismo de vinho, com mais de 30 estabelecimentos que são distribuídos por 3 caminhos que são diferentes, como a Estrada do Vinho, A Estrada dos Venâncios e a Rodovia Quintino de Lima. Não deixe de conhecer por lá a Vinícola Bella Aurora, A Quinta do Olivardo e a Vinícola Canguera.

Na Bahia, em Casa Nova, há também muitas vinícolas que são incríveis para os viajantes e que são regadas pelo Rio São Francisco, como as de Ouro Verde e a vinícola que é a de Terranova, que essa última que é um grande complexo de vinícolas da cidade, mas que recebe aproximadamente em todos os anos mais de 2.500 viajantes por ano.

Pelo mundo, conheça a vinícola que é Mendoza, na Argentina, que é considerado como um excelente destino da América do Sul e para os amantes que são dessa bebida, com cerca de mais de 1.200 vinícolas, mas que desde o ano de 2005, essa cidade fez parte de um grupo que reuniu os 10 produtores de vinhos do mundo e como um bom lugar para relaxar e se deliciar.

No Chile, o Valle de Casablanca é com uma viagem pela América do Sul, mas que fica perto da Argentina, num país que é também famoso pelos seus rótulos e que atrai turistas de todo o mundo. Outro destino para um enoturismo é Napa Valley, nos Estados Unidos, na Califórnia, com mais de 2.700 vinícolas espalhadas por essa região, sendo o responsável por 90% dessa produção. Siga as nossas dicas e aproveite o nosso roteiro, que deixamos aqui para a sua viagem. 

 

Conclusão

O enoturismo é uma modalidade de viagem que tem atraído muitos turistas ao redor do mundo. Trata-se de um turismo do vinho, que oferece passeios por vinícolas, degustações de rótulos variados e demonstrações de como o vinho é produzido. Além de beber vinho, os turistas podem desfrutar de paisagens encantadoras, ter uma verdadeira imersão na história e cultura dos vinhedos e, ainda, contribuir para a economia local.

O enoturismo é uma forma autêntica e gastronômica de conhecer os destinos rurais de um país, mergulhando em uma cultura regional e aprendendo sobre a biodiversidade local e as tradições e histórias das comunidades. O turismo do vinho também funciona como uma alavanca para a economia local, gerando empregos e aumentando as ofertas turísticas nas pequenas cidades do interior.

O enoturismo agrada a todos os tipos de turistas, desde os sommeliers até aqueles que são mais leigos no assunto. É uma oportunidade de mergulhar no universo do vinho e aproveitar ao máximo essa experiência. O viajante pode montar roteiros completos, com direito a degustações, visitas às vinícolas e passeios privativos com bate-papo com os donos, enólogos e agrônomos dessas propriedades.

Há opções para o enoturismo em diversos países, desde a Europa até a América do Sul e o Brasil. No Vale do São Francisco, em Pernambuco, por exemplo, o turista pode conhecer 15% da produção nacional de vinho, em uma região conhecida mundialmente pela qualidade de suas frutas. Já o Vale dos Vinhedos, que fica entre os municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul, abriga muitas propriedades rurais e vinícolas de portes variados que ficam abertas para visitação. Na Estrada do Vinho, em São Roque, é possível encontrar mais de 30 estabelecimentos especializados em enoturismo.

O enoturismo é uma modalidade de viagem que une a cultura, a história, a gastronomia e o turismo, permitindo que o turista tenha uma experiência única e inesquecível. É uma oportunidade de conhecer novos lugares, sabores e culturas, além de contribuir para a economia local. Para quem deseja conhecer um bom vinho, o enoturismo é uma excelente opção.

Saiba mais sobre isso 

You May Also Like

Viagem internacional de fronteira aberta para Genebra

Anúncios Em tempos de pandemia, uma das viagens que podem ser feitas…

Lugares exóticos do Brasil para viajar

Anúncios Já pensou em visitar lugares exóticos do Brasil para conhecer? O…
Manaus

Viajar para Manaus

Anúncios Viajar para Manaus deve estar na lista de prioridades dos viajantes…