Anúncios
O turismo de vinho é uma modalidade de viagem que pode ser feita no Brasil e no mundo, mas que tem atraído muitos viajantes. Os enólogos são as pessoas entendidas em vinho ou que simplesmente são aquelas apaixonadas por essa bebida, num tipo de turismo que é o perfeito. O enoturismo é uma viagem para o mundo dos vinhos e dos vinhedos.
Os viajantes com um turismo que é para apreciar os vinhos, além de beber o vinho, poderão desfrutar por admirar as paisagens, permitindo que um viajante possa ter uma verdadeira imersão na história, nos aromas e também nos sabores que é o da vitivinicultura. Essa é também uma proposta do enoturismo, que é a de permitir que um viajante tenha uma imersão na história.
Atualmente, muitos turistas pegam a estrada, para conhecer novas culturas ou para praticar idiomas. Por outro lado, há quem admire um embarque que é para as regiões rurais e para se conhecer mais a fundo a cultura do vinho, com uma proposta que é a de visitar as vinícolas para se conhecer mais a fundo a cultura que é a do vinho, com muitas degustações e até participar de colheitas.
Conteúdo
Para você saber o que é o enoturismo
O enoturismo é um turismo do vinho, que também é uma modalidade de viagens que é direcionada para um universo que é o dos vinhos, o que pode incluir passeios por vinícolas, uma degustação que é por muitos rótulos e de demonstrações de como o vinho é produzido. Os roteiros e os passeis são com um foco em conhecer algumas regiões para a produção vinícola.
É um tipo de viagem gastronômica, que também é uma maneira muito autêntica que é a de conhecer os destinos que são os rurais de um país, com as vinícolas abrindo portas para um mergulho que é numa cultura regional e de aprender não somente sobre uma biodiversidade, como com os locais que se relacionam com as suas tradições e a sua história.
O enoturismo também atua como uma alavanca que é para uma economia local, com um aumento que é dado para todas as ofertas que são as turísticas, nas pequenas cidades do interior, que podem ganhar novos negócios e com uma geração que é a de empregos. A presença dos viajantes durante todo o ano dá essa garantia que é a de um sustento para uma comunidade.
Podemos afirmar que, o enoturismo é considerado como democrático e que agrada a todos os tipos de turistas, que vai dos sommeliers até as pessoas que sejam as mais leigas nesse assunto. É também uma oportunidade de mergulhar cada vez mais no universo que é o do vinho, para que seja aproveitada ao máximo essa experiência.
O viajante poderá montar roteiros que sejam completos, com um foco em uma degustação, com visitas até as vinícolas, mas com direitos a passeios que sejam privativos, com bate-papo que é com os donos, os enólogos e os agrônomos que é o dessas propriedades. Todos os interessados em vinhos podem aproveitar e muito todas as rotas que são para o enoturismo.
Os melhores destinos para um amante de vinho
Quem deseja fazer uma viagem para conhecer um bom vinho, que também é denominada como enoturismo, saiba que, há opções para todos os bolsos e gostos, com destino que podem ser para a Europa, na América do Sul e até no Brasil. Para o seu roteiro para essa viagem, separamos alguns destinos que podem ser para a sua escolha.
No Brasil, o turismo de vinho pode ser feito no Vale do São Francisco, em Pernambuco, que é o responsável por 15% da produção que é a nacional dessa bebida, numa região que é mundialmente conhecida e pela qualidade que é a de suas frutas que também são cultivadas para uma exportação, mas que fica no meio do sertão nordestino, num lugar que costuma ser seco e quente.
Um dos principais pontos turísticos e que é para o enoturismo é o Vale dos Vinhedos, que fica entre os municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e de Monte Belo do Sul, num local no Brasil, que abriga muitas propriedades rurais e que compartilham de um território que é com muitas vinícolas e que são de portes variados, mas com muitas delas que ficam abertas para uma visitação.
A Estrada do Vinho, em São Roque é um roteiro inteiro que é especializado em um turismo de vinho, com mais de 30 estabelecimentos que são distribuídos por 3 caminhos que são diferentes, como a Estrada do Vinho, A Estrada dos Venâncios e a Rodovia Quintino de Lima. Não deixe de conhecer por lá a Vinícola Bella Aurora, A Quinta do Olivardo e a Vinícola Canguera.
Na Bahia, em Casa Nova, há também muitas vinícolas que são incríveis para os viajantes e que são regadas pelo Rio São Francisco, como as de Ouro Verde e a vinícola que é a de Terranova, que essa última que é um grande complexo de vinícolas da cidade, mas que recebe aproximadamente em todos os anos mais de 2.500 viajantes por ano.
Pelo mundo, conheça a vinícola que é Mendoza, na Argentina, que é considerado como um excelente destino da América do Sul e para os amantes que são dessa bebida, com cerca de mais de 1.200 vinícolas, mas que desde o ano de 2005, essa cidade fez parte de um grupo que reuniu os 10 produtores de vinhos do mundo e como um bom lugar para relaxar e se deliciar.
No Chile, o Valle de Casablanca é com uma viagem pela América do Sul, mas que fica perto da Argentina, num país que é também famoso pelos seus rótulos e que atrai turistas de todo o mundo. Outro destino para um enoturismo é Napa Valley, nos Estados Unidos, na Califórnia, com mais de 2.700 vinícolas espalhadas por essa região, sendo o responsável por 90% dessa produção. Siga as nossas dicas e aproveite o nosso roteiro, que deixamos aqui para a sua viagem.
Conclusão
O enoturismo é uma modalidade de viagem que tem atraído muitos turistas ao redor do mundo. Trata-se de um turismo do vinho, que oferece passeios por vinícolas, degustações de rótulos variados e demonstrações de como o vinho é produzido. Além de beber vinho, os turistas podem desfrutar de paisagens encantadoras, ter uma verdadeira imersão na história e cultura dos vinhedos e, ainda, contribuir para a economia local.
O enoturismo é uma forma autêntica e gastronômica de conhecer os destinos rurais de um país, mergulhando em uma cultura regional e aprendendo sobre a biodiversidade local e as tradições e histórias das comunidades. O turismo do vinho também funciona como uma alavanca para a economia local, gerando empregos e aumentando as ofertas turísticas nas pequenas cidades do interior.
O enoturismo agrada a todos os tipos de turistas, desde os sommeliers até aqueles que são mais leigos no assunto. É uma oportunidade de mergulhar no universo do vinho e aproveitar ao máximo essa experiência. O viajante pode montar roteiros completos, com direito a degustações, visitas às vinícolas e passeios privativos com bate-papo com os donos, enólogos e agrônomos dessas propriedades.
Há opções para o enoturismo em diversos países, desde a Europa até a América do Sul e o Brasil. No Vale do São Francisco, em Pernambuco, por exemplo, o turista pode conhecer 15% da produção nacional de vinho, em uma região conhecida mundialmente pela qualidade de suas frutas. Já o Vale dos Vinhedos, que fica entre os municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul, abriga muitas propriedades rurais e vinícolas de portes variados que ficam abertas para visitação. Na Estrada do Vinho, em São Roque, é possível encontrar mais de 30 estabelecimentos especializados em enoturismo.
O enoturismo é uma modalidade de viagem que une a cultura, a história, a gastronomia e o turismo, permitindo que o turista tenha uma experiência única e inesquecível. É uma oportunidade de conhecer novos lugares, sabores e culturas, além de contribuir para a economia local. Para quem deseja conhecer um bom vinho, o enoturismo é uma excelente opção.