Anúncios
Guararema é uma cidade bastante pequena, porém não significa que não seja um lugar que não tenha o que fazer, muito pelo contrário, é uma localidade que mescla paisagens naturais com construções históricas e ainda apresenta uma gastronomia das mais diferenciadas que encanta a todos os seus visitantes.
Uma das principais vantagens da cidade é sua proximidade com São Paulo, o que facilita uma viagem de um dia só, portanto não se surpreenda em encontrar a cidade bastante movimentada aos fins de semana e nos feriados.
Dessa forma para ajudar o visitante a saberem o que fazer em Guararema em um dia, esse post é feito para organizar a sua viagem. A cidade se localiza a aproximadamente 80km de São Paulo e conta com acessos através das estradas Rodovia Presidente Dutra ou pela Rodovia Ayrton Senna.
A cidade de Guararema conta com atrações que na maioria das vezes são gratuitas e que conseguem agradar os mais diferentes perfis de viajantes. Para um passeio de um único dia, visite os locais que mais lhe agrade e com calma, deixe para uma próxima visita se não deu tempo de visitar tudo.
E agora finalmente, vamos conhecer o que fazer em Guararema 1 dia:
Portal Terra Guararemense
Logo na entrada da cidade os visitantes são recebidos pelo Portal da Terra Guararemense, criado pelo artista plástico Adelio Sarro. O Portal apresenta imagens religiosas, de colonos e indígenas que foram os primeiros povos em Guararema, além de imagens que representam a fauna, a flora e as tradições da cidade.
Igreja Nossa Senhora da Escada
A Igreja Nossa Senhora da Escada é o local que marca a fundação de Guararema, sendo que o local foi construído pelos jesuítas franciscanos que levantaram a edificação em 1732, com um convento em anexo. A capela está até hoje preservada e representa a construção mais antiga da cidade.
Com uma arquitetura barroca, a Igreja foi tombada pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) em 1945, sendo que sua última reforma foi em 1982 com a construção da praça em sua frente.
Recanto do Américo (Pau D´Alho)
O Recanto do Américo, é também conhecido como Pau D´Alho em virtude de uma árvore centenária que apresenta mais de 33 metros de altura e que existe no local. Neste lugar é possível apreciar toda a vista do Rio Paraíba do Sul em sua porção que corta a cidade.
Em 2011 o Recanto Américo recebei uma reurbanização, se tornando um dos principais cartões postais da cidade, graças a sua infraestrutura e localização estratégica, que conta com uma paisagem bastante incomum e maravilhosa, sendo que várias pessoas costumam fazer ensaios fotográficos no lugar.
Igreja de São Benedito
A Igreja de São Benedito, ou Igreja da Matriz foi inaugurada em 1956, sendo uma construção que veio pra ficar no local da capela de São Benedito, a qual foi erguida por uma ex escrava chamada Maria Florência em 1875. Essa capela foi demolida em 1954, quando começaram a construção da Igreja, apesar dos traços simples, ela apresenta uma beleza bem única e está bastante conservada.
Pátio Zé da Bala e Travessa Dona Vitória
O Pátio Zé da Bala é um lugar que apresenta fotos antigas que mostram como é a história de Guararema e a Travessa Dona Vitória era uma passagem que era usada antigamente para ira da parte baixa da cidade para a alta. Hoje a travessia leva o visitante até o Parque de Lazer Dona Deoclésia, porém o caminho é algo bastante diferente, nostálgico e maravilhoso para incluir no seu roteiro.
Centro Artesanal Dona Nenê
Logo após passar pela Travessa Dona Vitória e chegar até o Parque de Lazer Dona Deoclésia, um outro lugar muito bom para visitar é o Centro Artesanal Dona Nenê. Nesse local é possível encontrar uma grande quantidade de lembrancinhas e artesanatos por preços bem amigáveis e de altíssima qualidade, com o alto padrão dos produtos feitos pelos artesões da cidade.
Parque Municipal Ilha Grande
O Parque Municipal Ilha Grande, assim como o nome indica, é na verdade uma ilha localizada no meio do Rio Paraíba do Sul, sendo que o seu acesso é feito por uma ponte, que permite que o turista observe o rio e dê alimento para os peixes. Como imaginado esse local é perfeito para estar em contato com a natureza, além de ser um ótimo local para praticar atividades físicas ou descansar.
O Parque conta com 40 metros de trilhas, locais para práticas esportivas, playground, jardins, bancos e até mesmo um local conhecido como Núcleo de Educação Ambiental, para entregar práticas educacionais vinculadas ao meio ambiente.
Casa da Memória Antônia Guilherme Franco
A Casa da Memória é um espaço público que tem como objetivo mostrar para os visitantes e preservar a história de Guararema. Ela conta com um acervo maravilhoso de documentos e materiais que mostram a história da cidade e de seus habitantes. Além disso o local é conhecido por oferecer exposições temporárias e as mais diferentes atividades cientificas e culturais.
Estação Ferroviária de Guararema
A estação Ferroviária de Guararema é um local que precisa ser visitado por todos os turistas que vão conhecer a cidade, sendo que a Estação Ferroviária é o local de onde sai o concorrido passeio de trem que te leva até a Estação Luís Carlos.
O prédio da Estação Ferroviária foi inaugurado em 1876, sendo que o antigo prédio funcionou até 1970 quando ele foi demolido.
Estação Luís Carlos
Como destino final do passeio de trem de Guararema, o caminho como um todo é uma visão cinematográfica que culmina com uma vila das mais maravilhosa e que conta com estabelecimentos comerciais, cafés e restaurantes.
A vila foi fundada em 1914, como um entreposto para os imigrantes escoarem a produção de sua lavoura para o Rio de Janeiro e São Paulo. A ferrovia esteva abandonada até 2011, para então receber uma revitalização e se tornar uma viagem sem igual.
Parque Municipal da Pedra Montada
O nome do parque já entrega o motivo do seu nome, pois no seu interior apresenta duas pedras enormes que devido a um fenômeno natural se encontram uma sobre a outra. O trajeto que leva até esse fenômeno da natureza conta com um trajeto com quedas d´água e uma visão das mais maravilhosas.
Além disso existem outras trilhas dentro do parque para pessoas que sejam mais curiosos ou amantes de caminhadas pela natureza.
Conclusão
Guararema é uma pequena cidade localizada a cerca de 80km de São Paulo e, apesar de seu tamanho, oferece uma mistura única de paisagens naturais, construções históricas e gastronomia excepcional que cativa seus visitantes. A proximidade da cidade com São Paulo facilita a exploração em um passeio de um dia, e não é incomum encontrá-la cheia de turistas nos finais de semana e feriados.
Ainda que um dia de viagem não seja suficiente para explorar tudo o que a cidade tem de melhor, o visitante pode escolher os atrativos que mais lhe interessam e dedicar seu tempo para apreciá-los. Este artigo serve como um guia para ajudar os visitantes a planejar seu roteiro de um dia em Guararema.
A primeira parada do roteiro é o Portal Terra Guararemense. Localizado na entrada da cidade, o portal foi criado pelo artista plástico Adelio Sarro e traz imagens religiosas, imagens de colonos e indígenas que foram os primeiros habitantes de Guararema, além de imagens que representam a fauna, a flora e as tradições de a cidade.
Segue-se na lista a Igreja de Nossa Senhora da Escada. A igreja, construída em 1732 por jesuítas franciscanos com um convento anexo, marca a fundação de Guararema. Sua arquitetura barroca foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 1945, e a última restauração foi concluída em 1982 com a construção de uma praça em frente à igreja.
O Recanto do Américo, também conhecido como Pau D’Alho, é a terceira parada do roteiro. O local possui uma árvore centenária com mais de 33 metros de altura e oferece uma vista deslumbrante do rio Paraíba do Sul que passa pela cidade. O local passou por uma reforma em 2011, tornando-se um dos pontos turísticos mais procurados da cidade, com sua infraestrutura e localização estratégica oferecendo uma paisagem inusitada e maravilhosa, tornando-se um dos pontos preferidos dos amantes da fotografia.
A quarta parada do roteiro é a Igreja de São Benedito ou Igreja Matriz. A igreja foi inaugurada em 1956 e substituiu a Capela de São Benedito, construída por uma ex-escrava chamada Maria Florência em 1875. Embora tenha linhas simples, a beleza única da igreja foi bem preservada.
O Pátio Zé da Bala e a Travessa Dona Vitória constituem a quinta paragem do roteiro. O Pátio Zé da Bala traz fotos antigas que mostram a história de Guararema, e a Travessa Dona Vitória é um caminho que antigamente servia para ir da parte baixa à parte alta da cidade. Hoje, o caminho leva os visitantes até ao Parque de Lazer Dona Deoclésia, sendo a viagem uma experiência nostálgica e maravilhosa a incluir no roteiro.
Por fim, não deixe de visitar o Centro Artesanal Dona Nenê, localizado no Parque de Lazer Dona Deoclésia. No centro, o visitante encontra uma grande variedade de souvenirs e artesanatos a preços acessíveis, confeccionados por habilidosos artesãos da cidade.
Por último, mas não menos importante, o Parque Municipal Ilha Grande é uma ilha no meio do Rio Paraíba do Sul acessível por uma ponte que permite ao visitante observar o rio e alimentar os peixes. É um excelente lugar para experimentar a natureza e relaxar.
Concluindo, Guararema pode ser uma cidade pequena, mas tem muito para ver e fazer. Sua mistura única de belezas naturais, arquitetura histórica e gastronomia requintada fazem dela um destino imperdível para quem viaja a São Paulo. Este itinerário de um dia pode ajudar os visitantes a aproveitar ao máximo sua visita e sair com uma melhor apreciação do charme e fascínio da cidade.