Anúncios
Montevidéu vem se fixando como um local que é sinônimo de riqueza cultural, muitas atrações imperdíveis e é claro um povo muito acolhedor. Dessa forma aqueles que querem fazer turismo em Montevidéu fiquem sabendo que encontrarão uma das cidades mais lindas da América Latina.
Quem resolver visita-la, encontrará uma arquitetura apaixonante, uma gastronomia sem igual, belezas naturais das mais incríveis e ainda um jeitinho encantador de seus cidadãos.
A ideia desse texto é apresentar alguns motivos que fazem com que Montevidéu seja um destino muito bom para se conhecer de forma que definitivamente precisa ser a sua próxima parada. Vamos conferir.
Belezas da capital uruguaia: turistando em Montevidéu
Para quem não sabe Montevidéu é uma cidade que está localizada às margens do Rio da Prata e conta com mais de 1 milhão e 300 mil habitantes. É uma cidade extremamente moderna, com enormes prédios e uma vida noturna bastante agitada, ou seja, apresenta todos aqueles quesitos que são descritos para qualquer metrópole, entretanto a cidade ainda conta com um apego voltado para as suas memórias e tradições.
A cidade apresenta-se espalhada por mais de 20km de costa, margeando o Rio da Prata, até a sua junção com o Oceano Atlântico, entregando para os turistas uma grande quantidade de praias diferentes para que os turistas possam se refastelar.
Montevidéu também mantém o seu apreço pela natureza, já que é uma cidade bastante arborizada, limpa e segura, de forma que alguns de seus principais pontos turísticos são realizar um passeio pelo Jardim Botânico e pelo Parque Rivera e, quem sabe, com um pouco de sorte se encontrar no meio de uma “roda” de mate.
Como e quando viajar para Montevidéu?
Definitivamente a melhor forma de chegar em Montevidéu é através do transporte aéreo, já que a rota Brasil Uruguai, conta com diversas empresas que realizam esse trajeto, o que ainda faz com que os preços não sejam muito altos. O principal local de chegada em Montevidéu é pelo Aeroporto Internacional de Carrasco, porém existem outros locais na cidade, cujo o seu uso é bem menos frequente.
Agora o melhor momento para viajar pra Montevidéu depende do que você está planejando para a sua vigem, se você pretende conhecer as praias é preciso lembrar que o clima uruguaio é bem diferente do clima no Brasil.
Assim, o Uruguai apresenta as estações muito bem definidas, ou seja, o inverno é bastante frio, quanto que o verão pode ser tão quente quanto o brasileiro. Dessa forma, de maio a agosto as temperaturas são bem mais geladas, em alguns momentos chegando a 7ºC e com a sensação térmica muito mais fria, devido às chuvas e ao vento.
O inverno uruguaio é o momento perfeito para participar de uma roda de mate, curtir o típico churrasco de chão uruguaio e aproveitar para experimentar os mais diferentes vinhos da região.
Já o verão, principalmente janeiro e fevereiro as temperaturas são bem mais quentes, fazendo com que as praias fiquem bem cheias e, por consequência, o preço das hospedagens também ficam bem mais caras.
Se você está buscando economia o melhor momento para viajar para Montevidéu é entre março e abri, já que esses meses são considerados de baixa temporada, e são muito excelentes para passeios ao ar livre e sem se preocupar com sol forte ou chuvas. Durante esse período é possível passear pelos parques, visitar os museus da cidade e os demais pontos turísticos e ainda curtir as praias, as quais estão mais vazias e convidativas para o descanso.
O que é possível fazer em Montevidéu?
Desde já é preciso mencionar que fazer turismo em Montevidéu é uma experiência única e muito gratificante, mesmo que você não tenha tantos dias para curtir a cidade. Além das exuberantes praias, a cidade conta com muitos monumentos e pontos históricos que precisam ser visitados.
Vamos conhecer alguns locais que precisam ser visitados enquanto você estiver em Montevidéu:
Ciudad Vieja
O significado de Ciudade Vieja é justamente “cidade velha” em espanhol e é assim que o bairro mais antigo de Montevidéu é conhecido. O bairro é conhecido pelos seus vários museus de história e os mais diferentes pontos turísticos, os quais são tão antigos quanto a própria cidade, cuja sua fundação aconteceu em 1724.
Um dos locais mais icônicos para visitar em Ciudad Vieja é a Catedral Metropolitana, que apresenta a sua vista para a Plaza Matriz, Teatro Solis e o Mercado del Puerto (que é o local excelente para experimentar o tradicionalíssimo churrasco uruguaio).
Além disso, esse bairro é conhecido pela sua vida noturna, já que abriga ótimas casas de shows e restaurantes, se tornando um local que é bastante procurado por artistas.
Avenida 18 de Julio
Se você quer caminhar para conhecer a cidade o melhor local é a Avenida 18 de Julio, já que os mais diferentes pontos turísticos e os mais variados tipos de comércio podem ser encontrados ali.
É nessa avenida também que é possível encontrar edifícios incríveis, como é o caso da Fonte dos Cadeados e o Elevador Panorâmico da Intendência de Montevidéu.
Plaza Independencia
A Plaza Independencia, fica justamente na divisa entre a Ciudad Vieja e o centro da cidade. Esse local remente aos tempos em que o Uruguai estava sob ocupação espanhola e abrigava monumentos desse período.
O monumento mais impressionante que é encontrado na Plaza Independencia é a Puerta de la Ciudadela, que nada mais é do que o último trecho, do que anteriormente fora, a muralha de proteção da cidade.
A praça já passou por inúmeras reformas e acréscimos, sendo que o seu projeto original remete a arquitetura encontrada no século XIX, sendo que ela é frequentemente palco para exposições de arte e outros eventos culturais.
Palácio Salvo
Um dos pontos inevitáveis de visitação para quem vai fazer turismo em Montevidéu é visitar o Palacio Salvo. Esse edifício construído em estilo neogótico foi inaugurado em 1928 e conta com diversas salas comerciais, apartamentos e ainda abriga a Rádio Nacional.
Para visita-lo existe uma visita guiada de aproximadamente duas horas. As pessoas da cidade também se encontram bastante no Palacio para jogar bilhas ou simplesmente apreciar a vista do mirante.
Teatro Solís
Um teatro baseado na arquitetura dos teatros italianos famosos e que foi concluído em 1874. Seu nome foi escolhido como uma homenagem ao navegante espanhol Juan Díaz de Solís, o qual foi o pioneiro expedicionário pelo Rio da Prata.
A inauguração do Teatro aconteceu anos antes da conclusão real da obra, sendo que a cerimonia aconteceu em 1856. Se for para Montevidéu não se esqueça de conhecer o Teatro Solís, faça uma visita guiada ou assista uma apresentação no seu auditório principal.
Mercado del Puerto
Ao fazer uma caminhada traquila de 15 minutos, saindo do Teatro Solís é possível chegar no Mercado del Puerto. Esse local é definitivamente o melhor local para conhecer e experimentar a gastronomia uruguaia, principalmente para experimentar a parrillada. Além dos mais diferentes restaurantes, o local ainda conta com barraquinhas de artesanato e as mais diferentes lojinhas que vendem produtos variados.