Anúncios

Conservatória, fica no Rio de Janeiro. É considerada como a capital brasileira da serenata, que oferece uma grata surpresa para todos os seus moradores e visitantes, com uma linda serenata, que é uma tradição por lá, que se estende por mais de 140 anos. Confira agora, o que fazer nessa região e muitas outras informações que são relevantes sobre essa cidade. Embarque conosco nessa viagem.

Conservatória

Como é o turismo em Conservatória

Em Conservatória, seus turistas poderão deparar com uma boa atração que é musical, além de atrações que são históricas e culturais. Todas, com a sua respectiva beleza. É uma cidade muito bem estruturada, contando com boas pousadas e restaurantes, para os seus viajantes. Atraindo muitas famílias, casais apaixonados, amantes de boa música e tudo pode ser visto, num único fim de semana.

O distrito de Conservatória

É um distrito que pertence ao município de Valença, ficando a cerca de 140 km de distância da capital do Rio de Janeiro e a 370 km de São Paulo ou a 120 km de Juiz de Fora. Para a sua visita prefira o período mais seco, que fica entre os meses de maio até setembro, para se aproveitar as suas atividades, que são na rua e serão com menos riscos de chuvas nessa época.

A tradição da seresta nessa região

O seu início se deu pelos idos do ano de 1938. Tudo começou a partir de um grupo de violeiros que eram apaixonados e que resolverem sair pela madrugada para cantar perante as janelas de suas musas, por quem eram apaixonados. Toda essa cantoria agradou não somente a essas moças, como também a toda essa vila. A seresta acontece em noites de sexta ou de sábado e em manhãs de sábado e domingo.

Um dos programas preferidos pelos turistas

Além das serestas e serenatas em Conservatória, seus turistas adoram passear de charrete, para apreciar todas as suas construções ou os seus espaços que são culturais e destinados para a música. Vale também conferir, o seu comércio, com o seu artesanato que é típico e a base de papel kraft. Seus vasos de flores, suas imagens de santos barrocos e suas estátuas que são de grandes violeiros.

O ponto alto de Conservatória

É claro, que o ápice dessa visita é participar de suas serenatas e serestas, quem embalam a essa pequena e charmosa cidade. Os músicos saem por essas ruas que contam com muitos casarios que são coloniais, entoando músicas que são de amor e recitando poesias. Veja todo esse cenário que é composto com um Monumento dedicado aos seresteiros, com seus bancos e canteiros que são floridos.

Para os apaixonados da sétima arte

Os que adoram cinema há um espaço reservado em Conservatória, que é o Cine Centímetro. Ele é um espaço montado no quintal da casa de um apaixonado por essa arte, que nada mais é que uma réplica do que foi reduzido o Antigo Cine Metro Tijuca, que foi inaugurado no Rio de Janeiro, no ano de 1941, mas que foi ao chão com a sua demolição em 1977. É aberto para visitas que são guiadas.

A sua sessão única e outras características do Cine Centímetro

Essa sessão acontece sempre aos sábados e às 19h, sendo muito concorrida por todos que ali se encontram, entre moradores e visitantes de Conservatória. Há também nele, muitos objetos que são originais e do tempo que era mais antigo do cinema, como móveis, tapetes, lustres, bilheterias e seus projetores que funcionavam nessa época. Há também lá, o Museu Palheta de Projetores do Cinema.

O Museu da Seresta e da Serenata

Em noites de sexta e de sábado é que acontecem as maiores serestas nele e também de onde elas partem. É um espaço que é aberto para as visitas aos finais de semana. É uma casa, que é datada a sua construção no século XIX, servindo de residência para o Sr. Mérito e um ponto de encontro para os seresteiros que paravam para afinar os seus instrumentos ou passar as suas músicas, para sair cantando pelas ruas.

O Museu da Seresta e da Serenata

O Museu que reúne nomes de alguns artistas

Esse é o Museu Sílvio Caldas, Gilberto Alves, Nelson Gonçalves, Guilherme de Brito e Vicente Celestino. É com um acervo que junta muitos documentos, fotografias, discos e objetos que são pessoais de cada um deles. Para quem acompanhou a carreira desses artistas é um bom lugar, para ver um pouco da história de cada um e reviver bons tempos que foi daquela época e de suas famas.

As Fazendas de café de Conservatória

Visitar as antigas propriedades dessa região podem remeter aos seus turistas a uma viagem ao passado. Entre as que estão abertas para visitação, temos a Fazenda Florença, que é do ano de 1852, com uma arquitetura que é influenciada pelo estilo neoclássico francês, com muitas peças em seus mobiliários que vieram da Europa. Numa visita a ela, podem ser oferecidos também um chá simples, café ou almoço.

A Ponte dos Arcos

São 100 metros de extensão que mede 12 metros de altura. Ela foi erguida pelos escravos, que utilizaram nessa construção pedra, cal e óleo de baleia. Sua data de inauguração foi no ano de 1884, bem na época áurea do ciclo do café. Sua desativação ocorreu no ano de 1963 e nos dias atuais é um cenário para as corridas que são de motocross. A frente fica o mirante da Serra da Beleza, que é com um belo visual.

O Túnel que chora

É todo de pedra, sem qualquer revestimento, que é resultante de um trabalho artesanal dos escravos, com iluminação que foi feita com lampiões antigos á época da chegada da eletricidade e com calçamento em pé de moleque. Nos dias de hoje seu uso fica por conta de ser uma passagem para pedestres. São 95 km de extensão, com 5 metros de largura e 3,5 metros de altura.

O Túnel que chora

Caminhe sem pressa por Conservatória

Veja os seus sobrados que são dessa cidade que é histórica e da época do ciclo do café. Confira também as suas muitas lojinhas que são para o artesanato local e os seus produtos que são típicos e que funcionam até tarde na rua principal de Conservatória. Curta e muito, a capital brasileira da serenata, em sua viagem.

 

Conheça mais sobre esse DESTINO INCRÍVEL, Link Abaixo 

https://www.tripadvisor.com.br/Attractions-g2572044-Activities-Conservatoria_State_of_Rio_de_Janeiro.html

Juliana Matos

Olá! Eu sou Juliana, uma escritora e jornalista apaixonada por explorar o mundo. Viajar é minha forma favorita de descobrir novas culturas, sabores e paisagens, e é essa paixão que me inspira a compartilhar dicas e histórias aqui no blog. Meu objetivo é ajudar você a planejar viagens inesquecíveis, seja uma aventura pelo exterior ou um refúgio perto de casa. Junte-se a mim nessa jornada e vamos explorar o mundo juntos!

Você pode gostar de:

Projetos de viagens internacionais para serem concretizados em 2025

Anúncios Para quem já está se programando para realizar uma viagem para…

Paraíso baiano Itacaré

Anúncios Itacaré fica no estado da Bahia. É um destino que é…

10 dicas para conseguir passagens aéreas em promoção relâmpago

Anúncios As companhias podem soltar passagens aéreas em uma promoção que é…