Anúncios

Craco é um destino fascinante para apaixonados por mistérios que ativam rapidamente a imaginação. Embora a verdade seja que Craco é uma visita sugerida para qualquer pessoa, já que se trata de uma cidade abandonada e que preserva intacto todo o ar e aparência medieval.
Todo mundo sabe que a Itália tem um importante patrimônio histórico e cultural, além de esconder algumas paisagens realmente bonitas.
No entanto, muitas pessoas não sabem que além de cidades conhecidas como Roma, Veneza, Florença ou Milão, a Itália esconde algumas lugares realmente espetaculares como Craco. Uma bela cidade medieval que foi abandonada por volta de 1975.

Craco

Onde fica Craco?

A cidade fantasma de Craco está localizada na província de Materia, em Basilicata, uma região no sul da Itália que historicamente é conhecida como Lucania.
Essa cidade existe há séculos e quase sempre foi habitada, até que em 1963 foi abandonada devido a um terremoto tudo mudou.
A grande atração de Craco é sua localização no alto e nas encostas de uma colina e precisamente esse local foi abaixo, já que a elevação de materiais tão frágeis quanto areia e argila geram uma falha geológica e qualquer movimento sísmico um pouco forte pode significar destruição maciça.

Turismo em Craco

O abandono da população local, não deixou nada além do que ruínas, que se tornaram uma atração turística.
Hoje, esta cidade medieval abandonada é um destino turístico e também o local onde foram filmados alguns filmes, como “A Paixão de Cristo”, de Mel Gibson, ou “Quantum of Solace”, de Marc Foster, o vigésimo segundo filme de James Bond.
Uma de suas grandes atrações é, sem dúvida, a sua localização, pois está localizado em uma montanha íngreme, a 400 metros de altura, no vale Cavone.
Há um circuito para viajarmos entre casas demolidas, algumas imponentes, e atinge a parte mais alta, onde ficava o castelo. Um itinerário totalmente diferente, às vezes sugestivo, desolado em outros momentos, fantasioso e mórbido ao mesmo tempo.
Você, entretanto tem sempre que ficar atento. Craco continua em o processo de colapso contínuo e incontrolável. Ela realmente parece uma história irônica criada pelo destino que agora é preservada e serve apenas como um pano de fundo para fotos de turistas e filmes de Hollywood como a Paixão de Cristo de Mel Gibson ou aventuras de James Bond.
Tudo isso em um lugar agora calmo e vazio, mas é atestado que aqui o homem se estabeleceu ali em 1276 aC.

Passagens aéreas relâmpago da LATAM só hoje.
Acessar agora➝
Promoções Relâmpago para todo o Brasil.
a partir de 129,90➝
Passagens aéreas em promoção voe gol a partir de 99,90.
Ver disponibilidade➝

A história de Craco

Essa data distante mencionada acima, nos fala de um primeiro assentamento, embora fosse durante a Idade Média quando a cidade começou a se tornar um município importante, principalmente graças a localização em uma colina que atinge 400 metros de altura e da qual se dominava visualmente uma grande parte do território adjacente.
Craco, anteriormente conhecido como Graculum ou Cracum, tem mais de 2.500 anos de história. De origem pré-românica, os historiadores acreditam que foi fundada entre os séculos 8 e 6 aC, embora a verdade seja que pouco se sabe da sua fundação.
Pelo menos até o século 10, quando a cidade passou às mãos do arcebispo Arnaldo Diga Tricarico. A partir desse momento, os monges da Basileia deram um forte impulso ao local, repovoando e reconstruindo. Mais tarde, Craco iria parar as mãos de diferentes reis e nobres da Idade Média.
Sabe-se que no século XVI ultrapassava 2.500 habitantes e que em 1656 foi atacado por uma praga que dizimou muito a população. No entanto, ela se recuperou disso e, no século XIX, fala-se que havia dois distritos: o Torrevecchia, na área mais alta, e o bairro Chiesa Madre, localizado ao redor da igreja de San Nicolás.

Craco

As causas do abandono

Como já dito, Craco foi abandonada por volta de 1975. O último habitante da cidade a abandonou naquele ano. Antes dessa data (dos anos 50 aos 70), alguns abalos sísmicos haviam destruído as casas do local, de modo que os habitantes as abandonavam gradualmente.
Assim, ao longo da história apareceram outros deslizamentos de terra e que junto com numerosas epidemias que mataram grande parte da população.
Infelizmente, a vida neste local era insustentável, pois a cidade está localizada em uma montanha formada por areia e argila, razão pela qual qualquer tremor podia destruir o local completamente.

Craco, a “cittá fantasma”.

Tudo isso é passado. Atualmente, existem apenas algumas fachadas e esqueletos de pedra do que era. Por isso é conhecido como “cidade fantasma”. Embora esse seja uma estratégia de marketing, também indica que seu destino é desaparecer. Portanto, está incluído na lista de locais ameaçados do World Monuments Fund.
A verdade é que, após o abandono, o local se tornou ideal para assaltos e saques do que os moradores deixaram nas propriedades, eles se reassentaram na vizinha Craco Peschiera, na região do vale e a poucos quilômetros de distância. Esses roubos aumentaram ainda mais a ruína.
Por um tempo, foi possível andar livremente por Craco, entrar nas igrejas abandonadas ou na área da fortaleza, mas hoje só é possível entrar com visitas programadas, principalmente por razões de segurança.
Não é uma atividade perigosa, requer apenas cuidados e acompanhamento de guias que sabem onde você pode entrar e onde não. Sem dúvida, a experiência mais interessante que você terá se estiver viajando pelo sul da Itália.

Craco atrações

Como dito antes, Craco surpreende com sua localização a 400 metros de altura, embora os turistas que se aproximam desse local também sejam atraídos pelo panorama sombrio que pode ser visto a distâncias.
Hoje em dia a cidade é um conjunto de ruas e casas totalmente destruídas, embora esteja intuído o que antes eram casas imponentes, igrejas antigas ou a torre do castelo.
Destacam-se as igrejas medievais da cidade, algumas das quais abrigam relíquias importantes. Embora muitos dos cantos estejam cobertos de ervas daninhas e tenham sido saqueados, a verdade é que existem alguns edifícios que permanecem praticamente intactos.
Além disso, é importante comentar que, devido ao fato de o turismo neste local ter aumentado o financiamento para conservar também aumentou.

Saiba mais sobre esse Destino Incrível no link abaixo

LINK AQUI 

Juliana Matos

Olá! Eu sou Juliana, uma escritora e jornalista apaixonada por explorar o mundo. Viajar é minha forma favorita de descobrir novas culturas, sabores e paisagens, e é essa paixão que me inspira a compartilhar dicas e histórias aqui no blog. Meu objetivo é ajudar você a planejar viagens inesquecíveis, seja uma aventura pelo exterior ou um refúgio perto de casa. Junte-se a mim nessa jornada e vamos explorar o mundo juntos!

Você pode gostar de:

Passagens aéreas em promoção relâmpago da Azul

Anúncios No Brasil, uma promoção é o abaixamento de um preço de…

São Miguel um Paraiso na Rio Grande do Norte

Anúncios São Miguel do Gostoso é um município que fica localizado na…

Onde ir no Estado do Espirito Santo

Anúncios O que fazer no Espírito Santo? O Espírito Santo é um…