Anúncios

São Luís fica no Maranhão. É uma capital que é com um belo acervo histórico. Podemos dizer que é uma cidade de muitos contrastes, com um belo cartão postal e com mais de cerca de 400 construções que são coloniais, com áreas bem modernas e uma parte litorânea. Uma região de muita história, de bela arquitetura que é com destaque de atrativos de São Luís e vamos conhecer mais dela.


Explorando o seu Centro Histórico

Em seu Centro Histórico é possível ver uma grande parte de seu acervo que é cultural de São Luís e que também é tombado pela UNESCO, ocupando todo o bairro da Praia Grande, com um casario colonial que tem mais de 3000 construções que são com uma paisagem que pode levar a todos os seus visitantes a uma viagem ao século XVIII.

Os melhores dias para essa visita

Para visitar o Centro Histórico de São Luís, recomendamos que seus visitantes vão entre terça e sábado, no período da tarde, para que possam ser observados os detalhes de suas fachadas de seus sobrados, que se espalham por ruas que são de pedras, seus becos, suas ladeiras, praças e seus largos. É com um happy hour muito concorrido e principalmente nas noites de sexta ou de sábado.

Passagens aéreas relâmpago da LATAM só hoje.
Acessar agora➝
Promoções Relâmpago para todo o Brasil.
a partir de 129,90➝
Passagens aéreas em promoção voe gol a partir de 99,90.
Ver disponibilidade➝

Os famosos azulejos portugueses

No Centro Histórico de São Luís há muitos desses azulejos que decoram os seus prédios e não somente de Portugal, como também azulejos que são exemplares franceses, belgas e alemães. Esses azulejos não são limitados somente às funções que são estéticas e que são aplicadas nas residências, que são do século XIX, eles foram muito importantes para os portugueses se adaptarem ao clima de lá.

O Centro de Cultura Popular

Estamos nos referindo a sua Casa da Festa, como também é conhecida, que é um casarão do século XIX, que abrange um material que é referente a muitos ritos e folguedos. Em sua exposição que se espalha em quatro andares, que são compostos por muitas vestimentas, adereços e objetos que foram utilizadas em muitas festas que são populares como Tambor de Mina, Festa do Divino, Carnaval e autos de Natal.

Participando de suas festas tradicionais

Para participar das festas que são tradicionais em São Luís, a sua visita deve ser entre os meses de junho e julho. É nessa época que essa cidade é tomada por muitas apresentações como a do Bumba meu boi, que é uma tradição do folclore e que mistura teatro, música e dança. Um espetáculo que agrada e muito, aos seus nativos e a todos os seus turistas que visitam essa cidade.

Como é esse espetáculo

Nessa época muitos turistas que chegam a São Luís podem sentir que ela enche de turistas, de gringos ou de pessoas que vem do interior para prestigiar essa festa, que é com brincadeiras em seus arraiais e que também se espalham por suas ruas, que são com muita história de seu Centro e da Praia Grande, com apresentações de grupos, num ritmo de espetáculos que é bem diversificado.


Os seus pratos típicos

Há uma saborosa gastronomia em São Luís que é com pratos que são de frutos do mar, mas com farinha. Entre essas delícias há o seu famoso arroz de cuxá, que é feito com verdura, camarões secos, gergelim e farinha de mandioca, que é servido em seus restaurantes que são especializados nessas delícias regionais. Para beber peça o seu guaraná Jesus, que é na cor rosa e com sabor de canela.

As suas praias

São 32 km de praias e que por incrível que pareça em São Luís, elas não são consideradas como um grande atrativo para os seus turistas. Suas praias não são com águas muito azuis, com boa parte de seu espaço litorâneo, com praias que são impróprias para o banho, o que é uma pena para os seus turistas. Portanto, caminhe pela sua orla na areia e no calçadão, para curtir os seus quiosques a beira mar.

A Praia de Ponta d´Areia

É uma praia agitada com muitas barracas que ficam cheias e também é a praia que fica mais perto do seu centro, com um fácil acesso e muito frequentada. Há muitos banhistas que são com seus estilos, mas não é indicada para o banho, com muitos restaurantes e clubes que são de reggae e que ficam espalhados ao longo da orla. É uma praia com uma beleza que é natural e sem uma infraestrutura legal.

A Praia de Calhau

Essa é uma praia com garantia de sombra e água fresca para os seus banhistas, com suas águas que são calmas, suas duna e vegetação que é rasteira, que pode acompanhar toda a sua extensão. Com um grande movimento de pessoas aos finais de semana, de banhistas e de adeptos que são de esportes como corridas e ciclismo, com quiosques que são padronizados e restaurantes que são sob palafitas.

São Luís

Suas outras praias de São Luís

Elas são as de Araçagi que fica no município de São José do Ribamar, ficando a 19 km do centro, com suas dunas e quiosques de comidas típicas. A Praia de Olho D´Água que é com um visual rústico, com suas dunas, falésias e morros, muito urbanizada e movimentada também e a Praia de São Marcos que é a preferida entre os jovens e surfistas, com bares agitados e muito agito de dia ou de noite.

 

O Parque Botânico Vale

É numa área que pode ocupar 100 campos de futebol. Um destino para o seu lazer, para uma educação que é ambiental ou para a prática de muitos exercícios, Fica instalado no Complexo Industrial Portuário de Ponta da Madeira, com uma fauna e flora que é rara. Há nesse parque 4 trilhas que são ecológicas e para se fazer elas, será necessário agendar previamente. No parque há lanchonetes e anfiteatro.

As dicas para quem já visitou São Luís

A capital do estado do Maranhão é com um grande potencial para o turismo, mas bem mal explorado. Evite circular sozinho por suas vielas e use o seu ônibus somente durante o dia e a noite opte por transporte por aplicativos, devido à violência. Visite São Luís, que apesar de tudo, tem os seus encantos, com muita história e lugares que são lindos e que valem por uma visita.

Conheça mais Pontos turísticos INCRÍVEIS de  São Luis , Confira no LINK abaixo 

 

https://www.google.com/travel/things-to-do?g2lb=2502548%2C4208993%2C4253230%2C4254308%2C4258168%2C4260007%2C4270442%2C4274032%2C4276661%2C4282188%2C4285990%2C4287732%2C4288708%2C4288815%2C4291318%2C4296667%2C4300973%2C4301054%2C4306615%2C4256180%2C4270859%2C4284970%2C4291517&hl=pt-BR&gl=br&un=1&dest_mid=%2Fm%2F01zpkp&dest_src=ts&dest_state_type=main&sa=X&ved=2ahUKEwjhmcuCx9_kAhWQGbkGHesVDvoQ6tEBKAQwAHoECAoQBw#ttdm=-2.600088_-44.242768_10

Juliana Matos

Olá! Eu sou Juliana, uma escritora e jornalista apaixonada por explorar o mundo. Viajar é minha forma favorita de descobrir novas culturas, sabores e paisagens, e é essa paixão que me inspira a compartilhar dicas e histórias aqui no blog. Meu objetivo é ajudar você a planejar viagens inesquecíveis, seja uma aventura pelo exterior ou um refúgio perto de casa. Junte-se a mim nessa jornada e vamos explorar o mundo juntos!

Você pode gostar de:

Lugares alternativos para se conhecer na Europa

Anúncios Existem diversas pessoas que querem conhecer a Europa, mas não querem…

O que ver na cidade de Arusha Tanzânia?

Anúncios Arusha é uma cidade conhecida entre aqueles que decidem visitar os…

São Miguel um Paraiso na Rio Grande do Norte

Anúncios São Miguel do Gostoso é um município que fica localizado na…