Anúncios
Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul é uma cidade perfeita para saborear bons vinhos. Seus primeiros habitantes que aportaram por lá, foram os imigrantes italianos, que cultivaram a uva. Ela pode ser visitada em qualquer época do ano e suas paisagens ficam mais lindas nos meses de setembro ou abril. Um destino repleto de roteiros e que iremos conhecer alguns deles.
Como chegar a Bento Gonçalves
Há muitos voos para lá. Por ela se localizar também a 120 km de Porto Alegre, o mais indicado é alugar um carro para subir até a Serra de Bento. Outra opção de chegada é pelo aeroporto de Caxias do Sul, que fica situado a 45 km de distância e que também recebe muitos voos que são diários que partem de São Paulo. Se não for alugar um carro há opções de transfer que partem dos aeroportos.
A visitação as suas vinícolas
São muitas e que separamos as de nomes de: Vinícola de Aurora, a Casa Valduga, o Miolo, Salton, Cave de Pedra, Almaúnica, Cave Geisse, Dal Pizzol, Don Giovanni, Larentis, Valontano, Marco Luigi, Pizzato, Villa Michelo e Dom Cândido. São empreendimentos que reservam muitas surpresas para os seus visitantes e que são com muito charme em passeios que são guiados.
A maioria desses estabelecimentos
A maioria dessas vinícolas se encontra no Vale dos Vinhedos, que é uma área com cerca de 82 km², que é toda recortada por pequenas estradas, que são cercadas por belas paisagens com colinas, araucárias e muitos parreiras que 70% delas pertencem a Bento Gonçalves, já que ao todo são mais de 30 delas. A dica para os visitantes é que vá de carro ou contrate guias de turismo com carro próprio.
As hospedagens nessas vinícolas
As vinícolas de Valduga, Don Giovanni e a de Villa Michelon são com pousadas que ficam bem no meio de seus parrerais. Todas são com uma imersão ao mundo dos vinhos, com algumas delas, oferecendo um Memorial do Vinho, cursos de degustação que podem ser incluídos em uma diária e até muitos tratamentos que são terapêuticos da uva e nos finais de semana, essa degustação pode ser cortesia.
Faça um passeio de Maria Fumaça
Um passeio de Maria Fumaça em Bento Gonçalves é considerada como uma animada viagem que pode durar até 2 horas e com os seus turistas sendo levados até a cidade de Carlos Barbosa que é com uma parada em outra cidade que leva o nome de Garibaldi. O embarque acontece também com muitos grupos que são folclóricos que percorrem os vagões, cantando e dançando suas músicas.
Quando acontecem esses passeios
Os passeios de Maria Fumaça acontecem de quarta até domingo e com reservas a serem feitas nos meses de janeiro, julho, novembro e dezembro, por serem épocas que são com uma grande movimentação de turistas. A recepção nesse passeio fica em Garibaldi, com muita tarantela, espumante e suco de uva. É um passeio lindo e que encantará a todos.
O Parque Casa da Ovelha
Por ter havido uma ampliação nele, ele pode ser promovido a parque. São vendidos lá, muitos produtos que são á base de leite de ovelha, como os queijos e iogurtes. Além de tapetes e pantufas que são feitas com a lã desse animal. Os visitantes nesse parque podem fazer carinhos nas ovelhas, participar de uma tosa, amamentar os seus filhotes e ver o pastoreio de cães com esses animais.
O Parque Epopéia Italiana
Ele é um parque temático com uma encenação que conta como era a saga dos primeiros imigrantes que chegaram à região de Bento Gonçalves, com atores que se vestem com roupas que são típicas e que andam por nove cenários que podem ser acompanhados pelo seu público, num espetáculo que dura 45 minutos e terminando em grande estilo, com uma grata degustação de vinhos, suco de uva ou biscoitos.
O Vale dos Rios das Antas
É uma rota para o turismo que fica a cerca de 10 km de distância de Bento Gonçalves. Esse passeio começa pela vinícola de Salton e segue até a propriedade que é da família Menoncin, que faz sucos de uvas que são integrais. Seguindo a essa rota conheça também a vinícola que é da Família Cainelli, que era uma casa que foi restaurada no ano de 1929 e transformada em Museu.
O roteiro turístico Via del Vino
Esse roteiro que é turístico percorre o Centro da cidade de Bento Gonçalves com passeios que são com acompanhamento de guias e num tour turístico que pode percorrer 13 pontos, que ficam na Rua Marechal Deodoro, por um tempo de 40 minutos, começando pelo Centro de Apoio ao Turista (CAT) com apresentações de um vídeo sobre essa cidade e todos os seus roteiros. É um passeio de graça.
A Rota Rural Encantos da Eulália
Nela, são reunidas muitas pousadas, restaurantes, vinícolas, muitos parques e sítios que são com suas belezas naturais. Deguste nessa rota seus vinhos e também prove de suas delícias que são típicas dessa região ou faça as suas comprinhas. Algumas dessas atrações que podem ser vistas nessa rota, somente funcionam mediante uma reserva em alguma agência de viagens.
A Ponte dos Arcos
Ela também é conhecida como a Ponte Ernesto Dorneles, que é uma bonita ponte que fica sobre os arcos do Rio das Antas, que é uma divisa bem natural, entre os municípios de Bento Gonçalves ou de Veranópolis, em parte da Rodovia BR-470. A extensão dessa ponte é de 227 metros, num vão que é livre de 186 metros entre os seus pontos de apoio, que ficam as margens do Rio das Antas.
O Museu do Imigrante
Para terminar com o nosso roteiro de locais para uma visita em Bento Gonçalves, separamos esse museu, que fica num antigo prédio que foi construído no ano de 1913, tombado pelo Patrimônio Histórico. Sua fundação se deu no ano de 1974, para que fosse resgatada, com ele, toda a história de seus imigrantes, com visitação de graça de terça a sábado. Conheça Bento Gonçalves e siga ao nosso roteiro.