Anúncios

A Chapada Diamantina é uma região, coberta por rios agitados e cachoeiras poderosas, numerosas montanhas e vales, uma caverna com estalactites e estalagmites, formando figuras das mais caprichosas, algumas cavernas de cor azul que parece pintado, escorregas naturais e poços de água doce, pântanos e muito mais.

O que ver na Chapada Diamantina?

Chapada Diamantina

O Parque Nacional da Chapada Diamantina foi criado em 1985 para proteger a natureza da região, que sofria com a extração de madeira e com a deterioração resultante da extração de ouro. Protege 150.000 hectares, cobrindo os municípios de Lençóis, Palmeiras, Andaraí e Mucugê.
Sediados em Lençóis, cuja principal atividade é o turismo. Esta é uma cidade tranquila, ideal para descansar, estando perto de uma infinidade de opções de viagens. Na Chapada Diamantina é impossível ficar entediado.

Poço encantado

Poço encantado

Este poço de água azul está dentro de uma caverna e a cor é tão intensa. A cor é devido à presença de cálcio e magnésio na água.
Embora a cor seja natural – ou seja, não há aditivos colocados pelo homem – o que os habitantes locais fazem é remover com alguma frequência (em geral, uma vez por mês) as partículas de poeira que se acumulam no ambiente e a superfície parecer mais clara.

Poço azul

Poço azul

A cor e beleza são comparáveis ​​às do Poço Encantado, a grande diferença é que você pode entrar e praticar snorkeling (mergulho).
Lá você encontrará peixes e caranguejos ao fundo, mas, acima de tudo, poderá apreciar a transparência da água que, aliás, é bastante fria. Em alguns lugares, é muito profundo, então você tem que prestar atenção onde pode nadar e onde não.

Cachoeira da fumaça

Cachoeira da fumaça

Essa cachoeira se diferencia devido ao seu baixo volume, altitude e vento forte na área, a água raramente chega ao chão e acaba se dispersando no ar. A caminhada para chegar à cachoeira é exigente às vezes, mas não muito e leva entre 2 e 3 horas, sempre dependendo do caminhante.

Poço do diabo

Poço do diabo

É um dos muitos poços naturais da Chapada. Ele tem uma cachoeira que pode ser usado como redemoinho natural, desde que se encontre o “jeito”. Tem água fresca durante todo o ano e é especial para combater o calor do verão.

Gruta da lapa doze

Gruta da lapa doze

Nesta caverna, é possível apreciar estalactites e estalagmites vivas e diretas. Lá estão juntos ou formando colunas que ligam a parte superior à parte inferior da caverna, separadas por vários metros.
O mais impressionante é que essas formações, compostas de água com grandes quantidades de cálcio e magnésio, crescem a uma taxa de cerca de 50 cm / ano, portanto, com algumas contas, é fácil saber que o que tem a frente levou centenas de anos para chegar a esse estado.
Outra coisa que chama a atenção são as figuras caprichosas que a natureza molda ao longo do tempo. Andando pela caverna, você pode encontrar anjos, tartarugas e deixar sua imaginação correr.

Gruta da pratinha

Gruta da pratinha

Um lugar para respirar e se jogar na grama, aproveitar tirolesa, snorkel e mais, no entanto pago a parte.
Além do exposto, o que vale mais a pena o lugar e sem ter que tirar a carteira do bolso, é uma lagoa de água cristalina de um azul celeste muito intenso quando os raios do sol o atingiam.
Lá você pode perceber a clareza e natural das impurezas gratuitamente, das mãos de alguns peixinhos bonitos. Em resumo, esta caverna é um bom lugar para passar a tarde, mas sem grandes atrações sem pagar.

Morro do Pai Inácio

Morro do Pai Inácio

Todo mundo que caminhou pela Chapada descreveu esse morro como o lugar ideal para ir ver o pôr do sol e eles estão certos…
É que este platô tem uma localização privilegiada no vale, por isso oferece vistas panorâmicas daqueles que deixam o fôlego e o convidam a silenciar e contemplar.
A entrada custa alguns reais e a subida é bastante fácil, pouco mais de meia hora, dependendo do seu ritmo, para que não haja desculpas. Também leva cerca de 45 minutos de carro da cidade de Lençóis, o que é outro ponto positivo.

Embora geralmente esteja cheio de pessoas (em algumas épocas do ano mais do que em outras), como é muito largo no topo, não deve custar muito para você encontrar um lugar para olhar, apreciar o show e, por que não, tirar algumas fotos daqueles que parecem estar voando, caindo e todas aquelas coisas que se faz quando está perto de um precipício.

Parque Municipal de Muritiba (Circuito Serrano)

Parque Municipal de Muritiba

Este é um passeio para fazer perto de Lençóis, que permite mergulhar na história do ouro da cidade, na história dos garimpeiros. Obviamente, para aproveitar mais a visita, você teria que fazer uma excursão ou ir com um guia, porque, infelizmente, nas trilhas não há sinalização com informações a respeito.
Durante o passeio, você pode visitar algumas cachoeiras, como a Cachoeira da Primavera, vários poços naturais, como o Halley, a “famosa” sala de areia colorida e um mirante de onde você tem uma vista panorâmica de Lençóis daqueles que fazem você sentir que valeu a pena tudo o esforço físico que você investiu para chegar lá.

Ribeirão do meio

Ribeirão do meio

Você chega a esse lugar com uma caminhada de menos de uma hora da cidade de Lençóis. A estrada tem vegetação abundante, uma grande variedade de pássaros e uma dificuldade bastante baixa.
Na chegada, você pode desfrutar de algumas piscinas naturais e, mais divertido, um escorregador – também natural – de onde você pode se jogar depois de subir alguns metros pelas pedras.

Rio Marimbus e Roncador

Roncador

Marimbus tem de tudo, é uma excursão que começa com um veículo de passeio vai até Remanso, onde encontramos e alugamos um barco e também um guia local. Depois, vamos para o local onde a navegação inicia no rio Santo Antônio.
A navegação segue com uma caminhada pelo terreno. Depois disso, andamos mais um pouco até o rio Roncador, onde encontramos piscinas naturais, onde ficamos um tempo para aproveitar a tarde.

Quer saber mais sobre esse Destino Maravilhoso ?
Entre AQUI NO LINK  E SAIBA MELHOR 

Juliana Matos

Olá! Eu sou Juliana, uma escritora e jornalista apaixonada por explorar o mundo. Viajar é minha forma favorita de descobrir novas culturas, sabores e paisagens, e é essa paixão que me inspira a compartilhar dicas e histórias aqui no blog. Meu objetivo é ajudar você a planejar viagens inesquecíveis, seja uma aventura pelo exterior ou um refúgio perto de casa. Junte-se a mim nessa jornada e vamos explorar o mundo juntos!

Você pode gostar de:

10 dicas para conseguir passagens aéreas em promoção relâmpago

Anúncios As companhias podem soltar passagens aéreas em uma promoção que é…

Os diferentes tipos de bilhetes de uma passagem aérea

Anúncios Um bilhete de passagem aérea é uma ferramenta, a qual são…

Onde fica Guaxupé ? o que fazer lá

Anúncios Ir a Guaxupé, em Minas Gerais, nos leva a uma jornada…